Como saber quanta memória RAM meu pc tem no Windows 10

Como saber quanta memória RAM meu pc tem no Windows 10

fevereiro 3, 2022 0 Por Como Posso?

Se você é uma pessoa que gosta de acompanhar o ritmo tecnológico com o avanço dos computadores hoje em dia ou se pergunta  quanta memória RAM o meu pc tem ? Você deve estar ciente das características e vantagens internas de seu PC de mesa e muito mais, se usar o Windows 10 como sistema operacional.

Alguns programas requerem o uso de mais memória RAM do que outros para serem executados com total fluidez hoje e não gerar momentos ruins ou inconvenientes. É por isso que você se perguntou: quanta memória RAM o seu PC possui? o Como liberar RAM no seu Windows 10?

Seja como for, deve saber que, se o seu computador funcionar com o sistema operativo Windows 10, terá sempre a oportunidade de conhecer e ter em mãos qualquer tipo de informação sobre o seu hardware num instante.

Bem, sem mais delongas, aqui mostraremos alguns passos simples e totalmente funcionais sobre como rapidamente você pode descobrir quanta RAM seu PC possui.

Saiba quanta memória RAM seu pc possui passo a passo

  • Em primeiro lugar, você deve entrar no menu Configurações do  seu sistema operacional Windows 10. Para fazer isso, você terá que visualizar e pressionar o botão”Configurações”, representado pelo ícone de roda dentada. Este ícone de roda dentada pode ser encontrado na parte inferior do painel de notificação.
  • Você também pode visualizá-lo na coluna esquerda do menu iniciar da tela.
  • Em seguida, a janela com o nome de configurações do Windows 10 será aberta. Nele, você deverá clicar na seção”Sistema” que aparecerá primeiro. Você pode identificar facilmente este ícone, pois tem a forma de um laptop.
  • Deve-se observar que nesta seção você pode alterar as configurações principais do seu computador e obter informações sobre ele.

  • Uma vez dentro da configuração do sistema, na coluna da esquerda você deve clicar no ícone «Sobre».
  • Nele, basta procurar o parâmetro  RAM instalado, e à sua direita será mostrada a quantidade de gigabytes de RAM que seu PC possui.

Você deve ter em mente que a memória de acesso aleatório conhecida como RAM é o que o sistema operacional usa como memória de trabalho em seu PC.

Com este hardware, o processador e os aplicativos podem carregar temporariamente seus dados nele. Garantindo assim que você não está reescrevendo todas as informações no disco rígido. Quanto mais memória você tiver, mais aplicativos poderá abrir ao mesmo tempo e melhor eles funcionarão. Porém, você também deve conhecer, além da sua memória RAM, um conjunto de informações complementares sobre o seu PC, além de conhecer facilmente o desempenho do seu PC utilizando o comando Winsat.

Saiba +  Como formatar um PC e instalar o Windows 10 do zero

Recursos adicionais que você deve saber sobre o seu PC com Windows 10

  • Como você deve ter notado nas etapas anteriores, clicar no ícone” Sobre” exibirá todas as informações relacionadas ao seu PC. Nele, primeiro você verá algumas verificações do Windows 10, e logo abaixo você verá a categoria Especificações do dispositivo.

  • Como você verá, esta é a tela a que você deve acessar para verificar as características gerais do seu equipamento. No início você encontrará informações sobre a versão do sistema operacional.
  • Você também terá acesso à versão exata do Windows 10, caso precise para qualquer outra questão técnica.
  • Na próxima seção, teremos a oportunidade de verificar todas as características do sistema. Isso será útil ao instalar software ou dispositivos externos que requerem determinados recursos.

Concluindo, se você perdeu a ficha técnica do seu computador, não se preocupe, pois com estes simples passos você encontrará tudo. Desde o tipo de processador, a frequência com que funciona e a RAM instalada.

Você também pode verificar o tipo de entrada para a tela e que tipo de configuração ela apresenta. Além disso, na parte inferior você terá as informações relacionadas ao nome, domínio e configuração do grupo de trabalho. Sem dúvida, esta é uma informação importante se você trabalha com um grupo de pessoas em uma determinada função.

De qualquer forma, esteja sempre atento se precisar de RAM adicional para o seu PC junto com algum outro hardware . Assim, você pode trabalhar com diferentes projetos ao mesmo tempo de uma forma fluida.