Como habilitar ou desabilitar portas USB no Windows 10

Como habilitar ou desabilitar portas USB no Windows 10

março 20, 2022 0 Por Como Posso?

Por exemplo, passar um antivírus para o dispositivo USB ao conectá-lo, não usar o seu dispositivo em nenhum computador e não conectar nenhum dispositivo no nosso. Tendo lembrado disso, vamos começar com as etapas para habilitar ou desabilitar as portas USB no Windows 10.

Etapas para habilitar ou desabilitar portas USB no editor de registro

Existem várias opções para habilitar ou desabilitar as portas USB, no entanto, neste momento iremos explicar como fazer isso a partir do editor de registro. Caso esta opção não funcione para você, mais tarde iremos indicar outra alternativa para que você também possa alcançá-la, como bloquear memórias ou portas USB em um PC.

Sem mais delongas, convidamos você a seguir estas instruções para que possa habilitar ou desabilitar as portas USB do editor de registro. É importante que você tenha muito cuidado ao fazer isso, pois se configurarmos um registro errado, podemos afetar o funcionamento do Windows 10 :

  • Faça login em sua sessão do Windows 10 como de costume.
  • Uma vez lá dentro, entre no editor de registro pressionando as teclas “Windows + R”.
  • Ao fazer isso, uma janela será aberta, na qual você escreverá “Regedit”, sem as aspas.
  • Várias opções serão exibidas e você selecionará “HKEY_LOCAL_MACHINE”, a seguir clicar em “System” e “CurrentControlSet”.
  • Posteriormente, você clicará em”Serviços” e descerá até encontrar”USBSTOR” e clicará ali.
  • Outras opções serão exibidas e você marcará “Iniciar”
  • Será aberta uma janela, na qual você deve editar o valor de”DWORD”, para fazer isso, vá em”Informações do valor” e digite”4″.
  • Então você clica em “OK” e é isso.

Seguindo estes passos, você já terá desabilitado as portas USB no Windows 10, caso queira habilitá-las novamente, siga os mesmos passos. Exceto que quando você chega em”Informações de valor” você edita e coloca”3″, dessa forma eles serão reativados.

Como você verá habilitar ou desabilitar as portas USB desde o editor de registro, é muito fácil e o melhor é que não demorará muito para fazer isso.

Passos para habilitar ou desabilitar portas USB no gerenciador de dispositivos

Agora, conhecendo a opção anterior, apresentaremos mais uma alternativa para habilitar ou desabilitar portas USB no Windows 10. Neste caso você fará desde o gerenciador de dispositivos, saberá como é feito e depois decidirá qual das 2 deseja usar, para atingir seu objetivo:

  • Inicie sua sessão do Windows 10 normalmente.
  • Clique no botão “Iniciar” no canto inferior esquerdo da tela e digite “Gerenciador de Dispositivos”.
  • Essa opção aparecerá e você deve clicar nela.
  • Ao entrar, você selecionará a opção”Controlador de barramento serial universal”.
  • Você verá várias opções e clicar com o botão direito do mouse naquela que diz “Dispositivo composto USB”. Isso lhe dará a opção de”Desinstalar o dispositivo” e você deve pressioná-lo, repetir o mesmo com os outros dispositivos e pronto.
Saiba +  Como saber o nome de uma música no Windows 10 sem programas

Dessa forma você já terá desabilitado as portas USB, caso queira habilitá-las, faça o mesmo procedimento. Mas, ao clicar com o botão direito do mouse em”Dispositivo Composto USB” nas opções você verá as marcas”Instalar o dispositivo” e pronto.

Como no caso anterior, habilitar ou desabilitar as portas USB no Windows 10 com esta opção também é muito fácil e leva pouco tempo. Resta apenas a você decidir qual das opções que explicamos você deseja usar para alcançá-lo. Porém, não se esqueça de escolher o melhor antivírus para o seu PC e assim ter mais certeza de evitar um documento malicioso.

Se esta informação foi útil para você, não pare de ler nossos artigos, para que você possa aprender a fazer coisas novas no dia a dia. Talvez você também tenha interesse em conhecer o tema: Como ativar ou desativar a câmera ou webcam do meu PC no Windows 10.