Como fazer ou criar um gráfico de eixo duplo no Excel passo a passo

Como fazer ou criar um gráfico de eixo duplo no Excel passo a passo

março 20, 2022 0 Por Como Posso?

A partir de alguns dados anteriores da planilha, você pode criar gráficos de dois eixos no Excel. Ou você também pode fazer um gráfico no Excel tirando dados de várias planilhas.  Para isso, você seleciona os dados com valores diferentes; você clica em inserir e vai para a área do gráfico de linha de inserção; então diferentes opções de linha 2D aparecerão, aqui escolha a que você deseja, clique na que você escolher.

Desta forma, você verá uma caixa em branco que seria a área do gráfico em branco; clique no gráfico e, no topo da ferramenta de gráfico, selecione a seleção de dados.

Assim, aparecerá uma janela à esquerda que diz adicionar à legenda ou entrada da série; clique em adicionar e uma nova janela aparecerá para adicionar o nome da série, ou seja, a categoria; em seguida, você seleciona os valores da série ou categoria. Então você pode fazer isso com todas as suas categorias.

Da mesma forma, você pode adicionar meses, nomes e datas na caixa de seleção de fonte de dados; Na seção de edição que fica do lado direito da caixa, clique em, escolha tudo o que está na célula de acordo com a categoria e, por fim, clique em aceitar.

Adicione o segundo eixo

Para adicionar o segundo eixo,  clique na série, a seguir clique com o botão direito no formato da segunda série, onde os valores são retos, então do lado direito o formato da série de dados estará disponível, clique na opção série a 3 barras e clique nas opções de série no eixo secundário.

Desta forma, na área direita do seu gráfico, você verá um novo eixo vertical, que corresponderá aos dados da segunda série criada.

Altere o tipo de gráfico

Se você deseja alterar o tipo de gráfico, siga as etapas abaixo. No seu gráfico, clique com o botão direito na série que deseja modificar, clique em alterar tipo de gráfico de série e na caixa alterar tipo de gráfico; clique no tipo de gráfico que deseja.

Saiba +  Como inserir números de página em planilhas do Excel

Além disso, se você quiser, pode alterar ou modificar o tamanho de um gráfico no Excel, para torná-lo mais fino ou mais largo; você pode até torná-lo menor ou maior. Desta forma, pode alterar o seu aspecto geral e assim criar um gráfico ao seu gosto.

Incluir a legenda em um gráfico de eixo duplo no Excel

Você também pode adicionar a legenda do gráfico clicando no gráfico e assinar mais encontrados no canto superior direito do gráfico. Dentro das opções, você seleciona legenda. Clique no triângulo à direita, aqui você poderá colocar onde deseja inserir a legenda, ou escolher a posição.

É conveniente usar a legenda, pois ela o ajudará a saber a cor que corresponde à série que ela representa. Outra ferramenta eficaz é que você pode fazer qualquer modificação, como escolher cores ou layouts de gráfico nas ferramentas de gráfico .

Sem dúvida, esta ferramenta que nos fornece o Excel, como os gráficos de dois eixos, é muito útil, pois nos permitem gerir eficazmente as nossas finanças; e se você tem uma empresa, poderá saber o alto e o baixo rendimento do seu negócio. Agora que você conhece esta ferramenta do Excel, compartilhe-a se for útil para você.