Como Fazer um grafico de Pareto no Excel – Guia Completo

Como Fazer um grafico de Pareto no Excel – Guia Completo

fevereiro 20, 2022 0 Por Como Posso?

É importante que você saiba que um gráfico de Pareto é um gráfico que representa os diferentes problemas de uma organização por meio de barras e uma linha. Onde, as barras representam a frequência com que esses problemas ocorrem e a linha representaria a porcentagem de cada problema enfrentado pela organização.

Vamos representar este diagrama por meio de um gráfico simples, que será muito útil para priorizar as falhas mais comuns de uma organização. A seguir, você conhecerá os passos para incorporar informações relevantes em um gráfico do Excel com o princípio de Pareto.

Organize os dados

Uma vez dentro do Excel, você colocará as informações que possui sobre os problemas que assombram a organização, independentemente da ordem. Na primeira coluna você colocará os problemas, na segunda coluna você colocará a frequência e na terceira coluna você colocará a porcentagem acumulada. Embora se você não souber como adicioná-lo, você pode aprender a  colocar ou criar colunas no Word

A seguir, você vai selecionar todos os problemas mencionados, para organizá-los da maior para a menor frequência. Em seguida, vá até a barra de tarefas do Excel, clique em”Classificar e filtrar” e selecione”Frequência”.

Além disso, você vai abrir a guia”Critérios de classificação” e escolher entre”Mais alto e mais baixo”, dessa forma terá seus dados classificados.

Calcular a porcentagem cumulativa

Para obter a porcentagem no Excel  que é equivalente a cada problema, você deve primeiro adicionar todos os dados de frequência. Você pode conseguir isso indo para uma coluna vazia que é paralela às anteriores e você colocará”= número da célula da frequência do primeiro problema + o número da célula anterior”

A seguir, você terá o resultado da soma naquela célula, selecione-o e faça o autopreenchimento de todas as células subsequentes. Desta forma obterá a soma total da frequência e a soma particular de cada problema que a organização enfrenta.

Em seguida, você seleciona a primeira célula da coluna da porcentagem acumulada e divide o número da frequência de cada problema pelo total acumulado. Você fará isso colocando”= número da célula da soma da frequência do problema entre o total da soma da frequência do problema”

Saiba +  Como calcular ou obter a média geral no Excel com a fórmula - passo a passo

Posteriormente, você faz o autopreenchimento de todas as células inferiores e o Excel extrairá os valores de cada célula da porcentagem acumulada. Finalmente, você seleciona o botão de porcentagem na barra de tarefas do Excel e ele lhe dará o valor da porcentagem de cada problema.

Elaboração do diagrama

Depois de ter todos esses dados, vá para a barra de tarefas, selecione”Inserir”, escolha”Gráficos recomendados” e depois”Coluna agrupada”. Em seguida, você clica no botão aceitar e o diagrama aparecerá no Excel para colocar os dados.

Para colocar os valores do eixo numérico, você vai selecioná-lo e clicar com o botão direito do mouse. Então uma janela se abrirá e você selecionará “Formatar o eixo”, então outra janela aparecerá onde você pode colocar os valores de frequência.

O próximo elemento a modificar no diagrama serão os valores percentuais e fazemos as mesmas etapas acima para modificar seus valores. Uma vez dentro do formato do eixo, você colocará o valor”0″ na linha”mínima” e o valor”1″ na linha máxima, o que equivale a 100%.

Desta forma, estará pronto seu diagrama de Pareto, onde todos os problemas de sua organização estarão representados em termos percentuais e sua frequência. Se você conseguiu fazer um gráfico de Pareto no Excel usando este guia completo, siga este post maravilhoso.