Como fazer filtros avançados e dinâmicos no Excel passo a passo

Como fazer filtros avançados e dinâmicos no Excel passo a passo

março 25, 2022 0 Por Como Posso?

Que é um filtro avançado? Por meio desse filtro podemos passar dados que estão em outro local da planilha conhecida e até mesmo em outra planilha. Os dados de que necessitamos passarão por este filtro e ele nos fornecerá as informações específicas que desejamos. Assim, desta forma, receberemos apenas as informações solicitadas.

As funções e formatos do Microsoft Excel às vezes são um pouco complicados porque você precisa incluir alguma fórmula na caixa de texto ou comando especial. E embora possa parecer difícil realizar esta operação, na verdade é muito simples de fazer, se você seguir os passos que vamos apresentar neste tutorial. A seguir, vamos ensiná-lo a fazer filtros avançados e dinâmicos no Excel passo a passo.

Como fazer filtros avançados e dinâmicos no Excel passo a passo

Para que você possa fazer filtros avançados e dinâmicos no Excel passo a passo, vamos mostrar o que você deve fazer. Lembre-se de que, ao fazer um filtro, você irá recolher parte das informações que estão contidas em um banco de dados muito grande. E você os passará para outra planilha Exel, mas apenas as informações de que você precisa.

Para isso vamos acessar nossa planilha e abrir aquela onde temos todas as informações. Então vamos abrir uma nova planilha, nela vamos colocar o nome de Filtro. Em nossa tabela de dados, temos uma coluna chamada Nomes e nela estão 25 dados diferentes.

Na próxima coluna chamada Produto com 25 dados diferentes e uma terceira coluna com o nome Lucro. Portanto, o filtro que queremos fazer é nas vendas que qualquer vendedor fez. Então o filtro que vamos usar é o Nome e para que possamos ativar este filtro, iremos para as opções do menu principal.

Saiba +  Como criar listas suspensas dependentes no Excel

Isso fica na parte superior e vamos selecionar a aba Dados, depois fazemos um clipe na ordem de Grupo e por último o Filtro Avançado. Depois de realizar esta ação, aparecerá uma caixa onde você deve colocar alguns dados. Nele você deve escolher a opção Copiar para outro local e agora deve escrever o Rank da lista.

Como preencher a caixa de filtro avançado

No nosso caso vamos colocar $ B $ 6: $ D $ 31 com isso vamos selecionar todas as gamas da nossa mesa. Na opção Faixa de critérios vamos colocar F8: H9 e em Copiar para devemos escrever o filtro ¡$ F $ 12. E para finalizar devemos fazer um clipe na opção Aceitar, uma vez feito isso, o filtro avançado começará a atuar e os dados começarão a ser copiados.

Como você pode ver, o uso dessa função de filtro avançado ajudará a evitar a necessidade de reescrever os dados que você já possui em uma tabela. Também permitirá que você use essa fórmula para evitar a perda de tempo procurando. Você apenas tem que tentar inserir os dados corretamente para que não seja exibida uma mensagem de erro.

E desta forma muito simples, você aprendeu para que serve a função de filtro avançado e como usá-la. Como sempre, oferecemos ferramentas práticas para ensiná-lo e você poderá aprender neste caso como fazer filtros avançados e dinâmicos no Excel passo a passo.