Como converter números normais em algarismos romanos no Excel – muito fácil

Como converter números normais em algarismos romanos no Excel – muito fácil

fevereiro 22, 2022 0 Por Como Posso?

Com a planilha Excel você pode fazer tudo, pode fazer qualquer tipo de gráfico, sejam barras circulares, linhas, diagramas, tabelas comparativas, enfim, os projetos que podemos realizar com esta versátil ferramenta Office são muito variados. Nesta oportunidade, você aprenderá a converter números normais em algarismos romanos no Excel.

Vamos surpreendê-lo muito, pois com este método ou truque que você vai aprender, vai parecer que será um ato de magia realizado pelo grande Houdini. Mas, não se trata apenas de magia no uso de funções, que este programa tem para resolver muitos problemas para nós.

As diferentes funções que o Excel usa, como funções para realizar cálculos aritméticos complicados ou as chamadas funções lógicas. Com esta função que vamos usar, podemos fazer com que qualquer número ordinal que escrevermos se transforme automaticamente em um número romano. Sem a necessidade de escrever diretamente como um algarismo romano.

Como converter números normais em algarismos romanos no Excel

Esta etapa ou truque que vamos fazer é muito fácil de fazer, mas isso fará você se perguntar o quanto você sabe sobre como usar o Microsoft Excel do Office. Sobre as diferentes funções que contém, como são utilizadas e de que forma, aproveite ao máximo. Conhecê-los e aprendê-los economizará um tempo considerável.

Como já fizemos com outras funções, mostraremos 3 maneiras diferentes de converter números normais em algarismos romanos. Abrimos uma nova folha e vamos escrever vários números em uma coluna, podem ser de um a dez ou o que você quiser, é só para servir de exemplo.

Para a nossa primeira forma de converter os números para Roman, vamos inserir uma função, para isso nos colocamos na célula que está ao lado do número e selecionamos. Então escrevemos = NUMBER.ROMAN, depois disso, devemos escrever a célula que queremos converter em um número romano.

Para continuar com o exemplo, escrevemos = NÚMERO ROMANO (D6), após fazer isso, basta pressionar a tecla enter. E o algarismo romano correspondente a esse número aparecerá automaticamente. Como você verá, é muito fácil fazer esse truque para converter qualquer número arábico em um número romano.

O segundo método ou truque é ainda mais fácil de executar e acho que é o que você vai usar mais, devido à sua simplicidade. O que você vai fazer é o seguinte, posicione-se com o mouse na caixa onde deseja que apareça o resultado. Então, o que você deve fazer é escrever = NUMBER e antes de terminar de escrever as funções irão aparecer.

Saiba +  Como calcular ou obter a média geral no Excel com a fórmula - passo a passo

Deve-se escolher aquele descrito com = NÚMERO ROMANO, fazendo duplo clipe sobre ele, ele aparecerá no menu de contexto. E agora você só precisa selecionar e inserir na célula que contém o número que deseja converter em um algarismo romano. Por fim, basta pressionar a tecla Enter e, como arte mágica, aparecerá o algarismo romano correspondente.

Agora, vamos passar para o próximo método ou maneira de fazer a mudança do número ordinal para o número romano. Para realizar esta etapa, devemos ir ao menu no topo da planilha e selecionar a opção Fx. A seguir, aparecerá uma nova janela chamada Função Inserir e então deverá escrever na função de busca a palavra ROMANO.

 

A palavra NÚMERO ROMANO aparecerá na caixa chamada Escolher Função , com um clipe duplo nela. Feito isso, outra caixa aparecerá com o nome dos Argumentos da Função. Aí só vai preencher a caixa Número onde deverá escrever ou selecionar a célula que contém o número a converter e por fim clicar em aceitar.

Agora para terminar, se quero aplicar algum método que usei nas restantes células, sem ter de o fazer individualmente. Você procede da seguinte forma, você está na última célula que a função insere, um símbolo em forma de cruz aparece no canto inferior direito, selecionamos e arrastamos para a última célula.

Como você pode entrar em contato, de uma maneira muito fácil você conseguiu converter números normais em algarismos romanos.