Como fazer ou criar um código de barras no Excel passo a passo

Como fazer ou criar um código de barras no Excel passo a passo

fevereiro 22, 2022 0 Por Como Posso?

Lembre-se de que esta planilha permite que você execute tarefas muito complexas, como tabelas dinâmicas, calcular a moda, média e mediana, inserir imagens, etc. E você também pensou antes, que eles eram impossíveis de fazer em uma planilha. Por este motivo, queremos ensiná-lo agora como fazer ou criar um código de barras no Excel passo a passo.

Como fazer ou criar um código de barras no Excel

Antes de começar, quero que saiba que embora pareça complexo fazê-lo, na verdade é muito simples. E é um pouco como criar códigos QR no Word, basta aplicar os passos que vamos explicar a seguir. A primeira coisa que você deve saber é que os códigos de barras que vamos usar são um tipo de fonte. Assim como as diferentes letras, como: Arial, tahoma, etc.

Essas fontes, que são formas de códigos de barras e representam um número numérico ou alfanumérico que não está no Excel, por isso faremos o download. Para isso usaremos o seguinte endereço para o download. Tendo isso, eles devem extrair como está em uma pasta compactada.

Quando você extrai um arquivo com este código de nome 128.ttf aparece, você deve copiá-lo e, em seguida, você deve ir para Meu Computador e, em seguida, para a unidade onde está seu sistema operacional. Ao abrir uma série de pastas, você deve procurar aquela com o nome Windows. Você clica duas vezes e então encontrará a pasta chamada Fontes.

Dobramos nesta pasta e todas as fontes que estão no seu computador irão aparecer. O que você fará a seguir é colar o arquivo que você copiou anteriormente e que contém os códigos de barras. Ele será instalado no seu computador e você terá acesso a esta fonte, não só no Excel, mas também no Word, Power Point e bloco de notas.

Saiba +  Como usar ícones ou emoticons no Excel facilmente

Aplicação de código de barras

A seguir, você vai ao Excel e abre uma nova planilha, estando em sua planilha você pode escrever em uma célula qualquer série numérica de três, quatro, seis dígitos, o que quiser. Em seguida, você acessa Sources e procura o código 128. Ao encontrá-lo, você pressionará a tecla Enter no teclado e automaticamente seu número mudará para um código de barras.

Se quiser fazer isso com uma série de números, basta colocar em uma coluna Números e em outra coluna Código de Barras, na coluna de números você vai escrever uma série de 10 números contendo 6 dígitos. Você vai copiar esses números, colocando o ponteiro do mouse na célula superior e sem soltar o arrasto para a última célula que contém os números numéricos.

Quando todas as células que contêm algarismos numéricos estiverem sombreadas, copie e você vai colá-las na coluna do código de barras. Ou seja, haverá uma figura com sua cópia ao lado dela, então você seleciona toda a coluna do código de barras e quando eles estiverem sombreados, você irá para Fontes e irá pesquisar o código 128, pressione Enter e todas as figuras irão mude para o código de barra.

E como você pode ver, você aprendeu muito facilmente como criar um código de barras no Excel passo a passo. Sem complicações e adicionando uma pasta de fontes que você pode usar com qualquer outro aplicativo em seu computador pessoal.