Como calcular a média, mediana e moda no Excel facilmente

Como calcular a média, mediana e moda no Excel facilmente

outubro 28, 2021 0 Por Como Posso?

Vamos explicar como usar e aplicar essas fórmulas matemáticas em sua planilha e você aprenderá truques simples para fazer essas operações, então vamos aprender como calcular a média, mediana e modo no Excel facilmente.

Também como fazer cálculos matemáticos, o que é muito comum para as pessoas ou alunos confundirem. E para isso vamos lançar mão de outra ferramenta do Office, o Excel.

Em primeiro lugar, devemos ter clareza sobre esses conceitos, que como já falamos, eles tendem a causar muita confusão entre os alunos. A média é o número médio de um determinado número de algarismos.

A Mediana, refere-se ao número que constitui a metade das referidas quantidades de algarismos numéricos e a Modalidade , refere-se ao número ou algarismo que mais se repete.

Sim, é um pouco confuso e é por isso que às vezes são gerados erros de cálculo por não entender bem esses conceitos. Mas, com a prática, eles são aprendidos de maneira adequada e você nunca mais os esquecerá. Portanto, com esses conceitos claros em nossa mente, podemos agora começar a explicar como calcular a média, a mediana e a moda no Excel.

Como calcular a média no Excel

Para começar a fazer os cálculos, devemos primeiro ter a nossa tabela, com os dados numéricos obtidos por um levantamento realizado ou pelos dados de um teste. Com os dados gravados em nossa planilha, suponha que temos 16 dados registrados com valores que podem ser repetidos ou não.

Para calcular a média, vamos a uma caixa ou célula que está em branco e escrevemos a palavra Média. Lembre-se de que a média aritmética ou média se refere à média dos dados.

Agora para realizar os cálculos, devemos escrever abaixo da célula identificada com o nome de média,  = MÉDIA e selecionar todas as células onde estão nossos dados.

Também poderíamos escrever = AVERAGE (D4: D18) e então pressionar a tecla Enter, esta célula mostrará os dados que correspondem à nossa média. Lembre-se que esta função aritmética ficará gravada naquela célula e cada vez que você alterar os dados, nas células que estão entre D4 e D18 isso será refletido ou você receberá outra resposta.

Como calcular a mediana no Excel

Para realizar esta etapa, podemos proceder da mesma forma, colocamos o nome da Mediana em uma célula e abaixo dela vamos escrever a função, que nos dará esta resposta. Também deve ser lembrado que a mediana é aquele dado numérico que representa metade de todos os dados da tabela.

Saiba +  Como quebrar ou girar o texto em uma célula no Excel - Inclinar células no Excel

Pois bem, para fazer o cálculo da mediana, nos colocamos abaixo da célula ou ao lado daquela que é descrita com o nome de mediana. Aqui podemos, se quisermos aplicar outra forma de inserir fórmulas para realizar cálculos.

Basta que, tendo destacado a célula onde queremos refletir a resposta, vá para fx make clip e aparecerá uma janela com o nome Search function.

Nesta janela vamos escrever a Mediana, você pressiona a tecla Enter e uma caixa aparecerá nessa mesma janela com vários nomes, seu clipe duplo na Mediana.

Outra caixa com o nome do argumento Função aparece e explica o que você deve fazer. Você coloca as caixas onde estão seus dados, por exemplo D4: D18 E clicamos na opção aceitar.

Estamos mostrando várias maneiras de fazer isso, porque você pode conhecer as diferentes formas de inserir uma função no Excel. Mas você usa aquele que parece melhor para você ou aquele que é mais fácil e simples de aplicar.

Como calcular o modo no Excel

Lembro agora que a moda nada mais é do que os dados numéricos repetidos com mais frequência. Esses dados podem ser encontrados muito facilmente, quando são poucos e apenas olhando para a tabela nós os obteríamos, mas se tivéssemos muitos dados seria um pouco mais complicado.

Para encontrar esta última informação, vamos até a nossa mesa e colocamos a palavra Moda em uma célula, abaixo desta célula ou ao lado dela vamos inserir a função. Podemos fazer assim, escrevemos = MODA (D4: D18) e pressionamos a tecla Enter. Como você verá, será lançada a resposta que contém a Moda de nossos dados.