O que são redes locais – LANs e como funcionam?

O que são redes locais – LANs e como funcionam?

novembro 17, 2021 0 Por Como Posso?

Para que nossos computadores estejam interligados em rede, é necessário estabelecer uma topologia adequada às nossas necessidades e ao ambiente. Uma rede local geralmente permite a conexão entre equipamentos e periféricos em um espaço limitado de até duzentos metros e é freqüentemente usada em edifícios comerciais e escritórios.

Esses tipos de rede são muito diferentes das redes móveis e semelhantes. Para entender essas diferenças em profundidade, recomendamos que você aprenda o que são as redes móveis e seus tipos .

A seguir, explicaremos em que consistem as redes locais e como funcionam, para que você possa entender sua utilidade na sociedade.

O que são redes locais? – LAN

Para melhor compreender as informações fornecidas abaixo, é importante que saiba quais são os principais serviços de rede e quais são os principais serviços de rede , o que sem dúvida o ajudará a compreender melhor como funcionam as redes em geral.

As redes locais, também chamadas de LANs (Local Area Network), são um conjunto de equipamentos e dispositivos de computação interconectados para estabelecer comunicação de um tipo comum por meio de um link sem fio com o servidor. O servidor é um computador responsável por gerenciar dispositivos periféricos e armazenar informações.

As redes locais são amplamente utilizadas em residências, escritórios e estabelecimentos comerciais. Cada LAN permitirá a interconexão entre dois ou mais computadores para compartilhar recursos ou armazenar informações na rede.

Vale ressaltar que as redes locais utilizam cabos, roteadores, switches e outros elementos para se conectar ao servidor. A conexão também pode abranger sites e outras redes locais. Isso significa que a LAN pode ser configurada para alguns usuários ou para centenas deles.

Normalmente, o servidor gerencia todos os aplicativos usados ​​na rede; quer dizer; os clientes acessam serviços e recursos por meio de aplicativos executados no servidor LAN. Os clientes podem compartilhar arquivos na rede, mas o acesso para leitura e gravação dependerá de um administrador.

Como funcionam as redes locais? –LAN

Para criar uma conexão LAN, um cabo Ethernet é usado . O cabo ainda é utilizado porque garante maior estabilidade em relação às possíveis interferências que podem ser produzidas por sinais físicos que obstruem a rede.

Saiba +  Como saber se meus dados ou senhas vazaram na Internet

Anteriormente, as redes locais usavam tecnologias incluindo Token ring, DECNET, ARNET e FDDI. Embora DECNET e Token Ring tenham sido substituídos por Ethernet, ARNET e FDDI continuam ativos em alguns setores, como a indústria.

Um dos atributos da Ethernet é que ela atinge velocidades de transferência de até centenas de Gigabytes por segundo. Hoje, essa tecnologia útil faz uso de cabos de fibra óptica com um longo alcance de vários quilômetros. No entanto, algumas LANs ainda são implementadas com cabos de cobre com extensão de até cem metros.

É a rede doméstica e de trabalho

Qualquer LAN baseada em Ethernet pode ser seccionada em LANs físicas e virtuais . Esta característica permite a divisão das redes sem a necessidade de modificar a infraestrutura onde foram implantadas.

Sobre os ambientes, quando a LAN é instalada na casa, os dispositivos são conectados diretamente . Este processo é denominado Rede Ponto a Ponto ou P2P. Em outros ambientes, como o setor de negócios, por exemplo, é comum que uma conexão seja estabelecida como um modelo cliente-servidor ou cliente-servidor.

Com certeza, as redes locais são suas redes doméstica e de trabalho, mas você deseja aprender mais sobre a Internet. Lembre-se de que você sempre pode descobrir o que são e para que servem os provedores de Internet (ISPs) , algo essencial em nosso mundo interconectado hoje.