ROM somente leitura O que é e para que serve?
novembro 17, 2021A geração da memória ROM somente leitura vem com informações pré-instaladas pelo fabricante, como o ” Modo de recuperação ” em telefones celulares ou ao visualizar e localizar a chave do produto Windows Server , sendo exemplos claros. Convido você a continuar lendo esta seção maravilhosa que contém informações importantes sobre ROM.
Para que serve a ROM?
A memória ROM só de leitura tem usos diferentes, mas só tem dois usos que são de maior importância, são os seguintes:
O primeiro é o armazenamento de dados. Pessoas que usam o PC geralmente não têm acesso à ROM do sistema.
Em seguida, ele é usado para salvar todos aqueles dados que não precisam, que não requerem algum tipo de alteração no ciclo de um produto. Como operadores lógicos e matemáticos, tabelas de consulta e outras informações técnicas.
O segundo é o armazenamento de software. Geralmente, na década de 1980, os computadores tinham o sistema operacional armazenado em ROM.
Com o propósito dos usuários eles não poderiam modificá-lo de forma errônea de tal forma que o computador parasse de funcionar. Hoje, ele ainda é usado para instalar softwares de inicialização ou operacionais básicos, como POST, SETUP ou BIOS.
Este tipo de ROM somente leitura desempenha sua função muito mais lentamente do que a RAM, então geralmente o conteúdo que contém a ROM geralmente usa a RAM para funcionar melhor.
Os tipos de memória e como funcionam
Desde que as memórias fixas somente leitura foram lançadas, a ROM somente leitura evoluiu gradualmente.
Portanto, agora as memórias podem ser programadas e reprogramadas . Os tipos de memórias ROM existentes são os seguintes:
BAILE DE FORMATURA
Trata-se de um tipo de memória programável desenvolvida na década de 70 pelo nome da empresa Texas Instrument.
Os chips de memória somente leitura programáveis têm em seu interior projetados para comprimir um grande número de diodos ou fusíveis.
Esses diodos podem cumprir sua função por meio de um dispositivo denominado “ROM Programmer”, que gera 12 V nas caixas de memória que estão marcadas.
Quando os fusíveis estão queimados, eles correspondem aos bits de número 0. Por outro lado, os outros bits correspondem a 1.
ROM
É a primeira das memórias somente leitura que foi criada , sua função era escrever a informação binária em uma pequena placa de silicone através de uma máscara.
Embora hoje esse tipo de procedimento não seja mais realizado dessa forma, o funcionamento das ROMs evoluiu.
EPROM
As memórias EPROM são memórias PROM que podem ser excluídas . Os chips têm um pequeno painel de vidro que permite a passagem dos raios ultravioleta.
Quando os painéis recebem o raio ultravioleta em um determinado tamanho ou comprimento de onda, os fusíveis são reconstruídos. Isso significa que os bits de memória voltaram a 1.
É por esta razão que as memórias do tipo EPROM são conhecidas como memórias apagáveis, uma vez que as memórias PROM permanecem em 0 quando queimadas.
EEPROM
As memórias EEPROM ainda são memórias PROM apagáveis , mas diferem das memórias EPROM porque podem ser apagadas por meio de uma corrente elétrica.
Atualmente existe uma variedade desse tipo de memória, é conhecida como memória flash, também como flash EPROM ou flash ROM.