O que são, para que servem e quais são os tipos de topologias de rede?

O que são, para que servem e quais são os tipos de topologias de rede?

março 17, 2022 0 Por Como Posso?

Essa ideia foi sendo gradualmente adaptada e aprimorada, até se tornar a base para o funcionamento da internet como a conhecemos. Graças à internet, hoje podemos interagir com outras pessoas e compartilhar informações, bem como acessar as informações disponíveis.

Tudo isto foi possível graças à utilização da tipologia de rede, através destas podemos conhecer todas as ligações que a nossa rede possui . É usado principalmente para conhecer as falhas que podem existir em alguns projetos de rede.

Em uma tipologia de rede, todas as conexões que um sistema de rede interconectado possui são refletidas. Dependendo do seu projeto, podemos notar alguma imperfeição ou se algo der errado no projeto.

Por meio de topologias de rede, diferentes estruturas de conexão entre dispositivos podem ser projetadas . Desta forma é possível compartilhar dados entre cada um deles, de forma fluida e sem atrasos.

Para que servem as topologias de rede?

Graças às topologias de rede, hoje podemos compartilhar informações como fazemos, de uma forma muito prática. Graças a este método engenhoso, é possível conectarse a outros computadores e compartilhar informações em tempo real .

No início, topologias de rede com designs muito simples eram usadas, que funcionavam, mas geralmente ficavam congestionadas. Isso ocorreu devido ao tráfego de dados que circulou durante o projeto da rede.

Esse tráfego não era realmente muito, mas como o desenho das topologias de rede não era muito bom. Como consequência, com vários computadores compartilhando dados ao mesmo tempo, o processo ficaria lento.

Quais são os tipos de topologias de rede?

Os diferentes tipos de topologias de rede são classificados de acordo com o seu desenho e quanto às interligações entre os computadores.

Um dos primeiros projetos de topologia de rede usados ​​foram as topologias de rede de barramento . Este é basicamente um único fio do qual derivam os terminais de cada computador.

Saiba +  Quais são as melhores páginas para pesquisar trabalho online?

Quando uma mensagem é enviada de um dos computadores, essa mensagem chega a todos os computadores conectados na rede, mas só pode ser vista pelo computador para o qual foi enviada. Este projeto de rede resultou na saturação da rede.

Outra é a topologia tipo anel , neste projeto todos os componentes da rede são conectados de forma circular. Tem a desvantagem de que, se algum dos computadores falhar, a informação não poderá mais ser transmitida.

Na topologia do tipo estrela , todos os componentes que compõem a rede estão conectados a um servidor central, que é responsável por enviar as informações ao computador que delas necessita.

Esse design é o mesmo usado pela rede de internet atual, com a diferença de que o servidor está conectado a outro servidor que por sua vez se conecta a outros computadores. Isso torna o trânsito de dados mais leve.

Entre outros tipos de conexões que também são recorrentes, podemos encontrar topologia do tipo árvore , topologia do tipo malha , topologia do tipo conectado e topologia do tipo híbrido . Estes são os mais usados.

Você também pode estar interessado, Como aumentar minha velocidade de internet usando uma VPN grátis? entre outras questões tecnológicas relacionadas.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você. No entanto, gostaríamos de saber sua opinião. Você conhece outros tipos de topologias de rede? Deixe-nos a sua resposta nos comentários.