Quais são as diferenças entre ADSL e conexões de fibra óptica?

Quais são as diferenças entre ADSL e conexões de fibra óptica?

março 6, 2022 0 Por Como Posso?

Essa tecnologia facilita o envio de dados pela banda larga de uma forma superior ao que acontece com um modem, pois impede a transferência de voz (chamadas telefônicas) se os dados forem transferidos ao mesmo tempo durante a navegação.

Para evitar este obstáculo na rede, a conexão ADSL evita a distorção do sinal por meio de um filtro ou divisor que separa os dois sinais. Ainda em relação a isto, é possível  melhorar o ruído / atenuação de uma linha ADSL .

O que é fibra óptica?

A fibra óptica é um cabo composto por uma fibra transparente e flexível de vidro ou plástico. A fibra óptica funciona com pulsos de luz que são transmitidos às extremidades da fibra (fotodiodo). O computador interpreta esses impulsos como zeros e uns e, assim, a informação é criada.

Uma das qualidades mais notáveis ​​da fibra óptica é a alta largura de banda que oferece, que pode chegar a até 1 Terabyte por segundo. Também destaca a flexibilidade da fibra e seu baixo peso, bem como a segurança das informações.

De qualquer forma, você deve ter em mente que existem diferentes tipos e características de fibra óptica além do que mencionaremos a seguir.

Diferenças entre conexão ADSL e fibra óptica

Agora que você conhece cada uma dessas conexões, chegou a hora de descobrir como elas diferem para que você possa tirar suas próprias conclusões com base na utilidade particular de cada uma dessas tecnologias.

Em termos de cobertura e velocidade, o ADSL é mais lento do que a fibra óptica. Nesse sentido, a fibra óptica atinge velocidades entre 50 Mb e 1 TB , enquanto o ADSL pode chegar até 30 Mb. A diferença neste aspecto é notável.

De qualquer forma, a verdade é que existem muitas tecnologias relacionadas a redes, por exemplo, pode ser interessante saber o que é Rede Híbrida de Fibra Coaxial e como ela funciona . Sem mais delongas, continuemos com a comparação entre André SL e a fibra óptica.

Saiba +  Como acelerar minha internet ao máximo - todos os truques

Material

Em relação ao material, pode-se dizer que o ADSL é muito mais robusto que a fibra ótica . O ADSL usa cabos de cobre, enquanto a fibra óptica é feita de fibra de vidro ou plástico, o que a torna mais leve e flexível.

Qualidade da conexão

Quanto à qualidade da conexão, o ADSL pode oferecer uma qualidade em faixa baixa e média enquanto a fibra óptica oferece uma alta qualidade com velocidade garantida. Este atributo é muito importante para usuários da Internet.

Cobertura

Em relação à cobertura, o ADSL tem conseguido se expandir em pequenas populações então seu uso é muito amplo. Por outro lado, a fibra óptica ainda não é usada em locais de difícil acesso porque ainda está em desenvolvimento. Na verdade, a fibra óptica não está disponível em cidades pequenas .

Simetria

Há outra diferença em relação à simetria. O ADSL é assimétrico e a fibra óptica pode ser simétrica, permitindo várias ações na rede, como o upload de arquivos grandes e a realização de chamadas de vídeo; também pode ser assimétrico com uma velocidade de upload variando de 5 Mb a 100 Mb dependendo do tipo de conexão.

Se você estiver interessado em aprender mais sobre simetria e assimetria. Lembre-se de que você pode se informar diretamente sobre o que é fibra simétrica e as diferenças com a fibra óptica , para saber mais em relação a essas redes.