Diferenças entre roteador, modem e ponto de acesso WiFi O que são e para que serve cada um?

Diferenças entre roteador, modem e ponto de acesso WiFi O que são e para que serve cada um?

março 30, 2022 0 Por Como Posso?

Roteadores também conhecidos pelo nome de roteador ou roteador são dispositivos que fazem uma interconexão entre computadores que funcionam no campo de uma rede. Sua principal função é encarregar-se de construir uma rota que reservará para cada pacote de rede dentro de um conjunto de computadores. Esses dispositivos são freqüentemente usados ​​em residências para acessar serviços de banda larga.

Eles também fornecem conectividade em pequenos escritórios e grandes empresas, onde você pode até encontrar roteadores de todos os tamanhos. Os roteadores que estão atualmente no mercado não são apenas roteadores, mas também vêm com o chamado Local Customer Equipment (CPE). Dentro deste equipamento está o modem. A seguir, veremos a funcionalidade deste dispositivo.

O modem tem a mesma função do roteador?

Esse dispositivo é o responsável por transformar as transmissões digitais em analógicas, processo conhecido como “modulação”. Também faz o processo ao contrário, ou seja, converte sinais analógicos em sinais digitais, o que é chamado de “demodulação”. O objetivo é permitir a comunicação entre computadores por meio de uma linha telefônica ou um modem a cabo e, assim, ter acesso à Internet.

Diante do exposto, podemos identificar dois tipos de modems: analógico e digital. Por sua vez, o analógico pode ser externo (localizado próximo ao computador) ou interno (em formato de cartão localizado em slots de expansão). Em comparação, o tipo digital tem uma qualidade de conexão superior e leva muito menos tempo para instalar.

Os pontos de acesso WiFi, semelhantes a um roteador ou modem?

Um ponto de acesso Wifi é aquele que permite a conexão entre dispositivos e uma rede de Internet . Eles têm transmissores de rádio e antena e são usados ​​principalmente em ambientes de negócios, permitindo que os funcionários se conectem de qualquer lugar da empresa. Eles também são capazes de fornecer acesso à Internet sem fio em locais onde existem vários estabelecimentos públicos ou empresas comerciais: cafés, lojas, etc.

Saiba +  Ative o modo escuro em todas as páginas da web - truque incrível

O ponto de acesso WiFi é como uma extensão do roteador. Ele usa um cabo Ethernet para se conectar a ele, o que permite uma conexão de maior qualidade e velocidade. Então, ele é capaz de distribuir o sinal por WiFi para dispositivos relacionados e, assim, atingir um diâmetro de alcance maior do sinal.

Ao falar sobre as diferenças entre esses três dispositivos, podemos ver que cada um cumpre funções específicas. É verdade que eles são capazes de nos fornecer uma conexão de internet , porém é importante ressaltar que um ponto de acesso WiFi depende de um reuter e, por sua vez, o reuter precisa de um modem.

O roteador, o modem e o ponto de acesso WiFi trabalhando juntos são capazes de conectar um grande número de usuários e proporcionar a eles uma boa experiência de navegação. Esperamos que, explicando o que são e quais são suas funções, você tenha esclarecido suas dúvidas. Portanto, gostaríamos de saber sua opinião sobre como este post tem ajudado você.