O que são, para que servem e quais são os principais serviços de rede?
abril 7, 2022Os protocolos de rede funcionam da mesma forma , pois cada informação transmitida pelo computador obedece às regras estabelecidas pela conexão.
Ainda, não se trata apenas dos dados, pois também são responsáveis por conceder identificação, endereço e significado ao computador que se conecta à Internet .
Portanto, continue lendo este artigo para entender como esses parâmetros são definidos e funcionam em um sistema de rede.
Qual é a finalidade dos serviços de rede?
Em relação ao exposto, sabe-se que protocolo de rede é aquele que estabelece um conjunto de regras para controlar a comunicação entre computadores e dispositivos que estão conectados à Internet.
A finalidade ou objetivo dessas limitações é que cada computador tenha a oportunidade de obter uma identificação que lhe permita navegar nas redes .
Da mesma forma, é responsável por controlar a fluidez com que as informações são transmitidas, na forma de “feedback”, para que possa verificar a confiabilidade dos dados.
Como se estabelece a comunicação entre os protocolos de uma rede?
Uma maneira mais fácil de entender como funcionam os serviços de rede é usar o seguinte exemplo:
Grandes corporações como o Google estabelecem uma rede de conexão que funcionará para se comunicar com todas as equipes que estão dentro de sua arquitetura.
Um administrador é o responsável pela criação do protocolo, que permitirá a conexão entre eles, seja por meio com ou sem fio.
Ou seja, os protocolos são classificados e funcionam com base no tamanho que devem ocupar (seja largo ou local), e no tipo de firewall e identificação que concederão a cada computador.
4 serviços de rede mais usados hoje
Uma vez que as múltiplas ocupações cobertas pelos protocolos de rede da Internet tornaram-se claras, é necessário mencionar apenas aquelas que são comuns.
IP – Protocolo de Internet
Seu nome é amplamente reconhecido por todos os internautas, pois é ele o responsável por estabelecer o conjunto de regras para a transmissão de informações pela rede.
Também é considerado como uma série de especificações para a conexão, pois estabelece o endereço IP com o qual o computador funcionará e o caminho pelo qual os dados trocados pela Internet irão percorrer.
DNS – Sistema de Nome de Domínio
Como o próprio nome indica, é o parâmetro responsável por traduzir os nomes de domínio em endereços IP , para que o usuário possa acessar a página.
Ao mesmo tempo, o DNS serve ao propósito de tornar mais fácil para as pessoas navegar na Internet, uma vez que é claramente mais fácil lembrar um nome como Wikipedia , em vez de uma série de números que compõem o endereço do servidor.
FTP – Protocolo de Transferência de Arquivos
É o método mais simples de transferir arquivos entre computadores usando a Internet.
Este tipo de serviço de rede usa TCP e IP , que nada mais são do que transmissão e controle de endereço. Dessa forma, eles gerenciam a transferência de dados para localizá-los no tráfego e, assim, chegar posteriormente ao seu destino.
DHCP – protocolo de configuração dinâmica de host
Considerado o mais importante de todos os serviços, já que é aquele que estabelece a ligação cliente e servidor para obter uma gestão dinâmica.