Quais são as principais diferenças entre Internet, Intranet e Extranet?

Quais são as principais diferenças entre Internet, Intranet e Extranet?

março 14, 2022 0 Por Como Posso?

É uma rede de redes que permite a interconexão descentralizada de computadores por meio de um conjunto de protocolos ou regras formais de interação denominadas TCP / IP .

Esses TCP / IP são a base da Internet criada com o objetivo de conectar computadores que utilizam diferentes sistemas operacionais. Inclui PCs, minicomputadores e mainframes que funcionam com redes locais e de longa distância .

A Internet tem uma grande vantagem porque podemos acessá-la sem precisar de um nome de usuário e senha, como no caso da Intranet e da Extranet.

Precisamos apenas de um dispositivo compatível com tecnologia de rede sem fio ou a cabo, com acesso à Internet. É uma ferramenta prática com a qual se pesquisam conteúdos muito variados, desde informações de interesse comum, até ao download ou utilização de ficheiros ou documentos online por inúmeras aplicações.

Funções de intranet

A Intranet funciona como uma rede de empresas , e apenas para uso exclusivo da empresa ou organização que a acede. A Intranet é uma ferramenta que pode ajudar na comunicação e, o que é melhor, a um custo baixo. É uma rede interna , que não pode ser acessada por qualquer usuário.

Permite o compartilhamento de informações, serviços ou o uso de sistemas operacionais dentro de uma mesma rede e geralmente é manipulado por organizadores. Por exemplo, pode ser muito útil para empresas que oferecem a seus trabalhadores acesso a determinadas informações, documentação e serviços específicos.

É uma ferramenta de gestão que se torna muito útil para seus usuários, onde podem divulgar informações e colocá-las.

Os usuários precisam usar servidores locais e não precisam de acesso externo para funcionar. Isso ajuda a agilizar a comunicação e ainda garante maior segurança e privacidade . Obviamente, a autenticação vai ser necessária e a pessoa tem uma senha.

A rede extranet semiprivada

Extranet é uma rede semiprivada que faz uso de protocolos da Internet (TCP / IP, HTTP, entre outros) para realizar comunicações, e também possui uso restrito. No entanto, admite o acesso de usuários externos. É uma rede de computadores que permite o acesso a terceiros, ou seja, usuários externos à empresa.

Saiba +  Quais são os tipos de acesso e conexão à Internet existentes?

Tem um limite de usuários, mas eles podem entrar nesta rede de qualquer parte do mundo . Em linhas gerais, é uma forma de expandir os limites da intranet.

Tem sido usado por algumas empresas que permitem o acesso privado aos seus trabalhadores ou pessoal externo autorizado que tem um link para entrar. Alguns recursos principais da Extranet são:

  • Acesso: A Extranet permite o acesso a clientes e fornecedores . A empresa concede permissão para acessar certas áreas do site.

  • Protocolo: faz uso do protocolo da Internet, bem como do sistema de comunicação pública. Desta forma, compartilhe informações relevantes para usuários externos, como fornecedores ou clientes, de forma segura.
  • Segurança: a segurança na Extranet é uma questão muito importante. As informações entre o site e os usuários trafegam criptografadas , ficando assim protegidas de possíveis ataques de criminosos informáticos.

Em conclusão, as diferenças entre as redes mencionadas são:

A Internet é de uso público, não necessita de senhas ou códigos de acesso e é totalmente gratuita. A Intranet é de uso privado para agilizar a informação dentro dos diferentes departamentos de uma empresa e seus funcionários. E a Extranet é para uso semiprivado, onde a empresa concede certos privilégios a usuários externos pelos serviços que oferece.