O que são, para que servem e como funcionam os protocolos de rede?

O que são, para que servem e como funcionam os protocolos de rede?

abril 16, 2022 0 Por Como Posso?

Como não existe nenhum algoritmo real que funcione para essa comunicação, é por isso que os protocolos de rede foram projetados. Um sistema que não só estabelece as condições necessárias para uma troca eficiente de dados , mas também controla as falhas que ocorrem.

É necessário esclarecer que cada pacote de protocolos possui suas próprias regras de troca. Ou seja, os 2 ou mais computadores que vão realizar o processo de comunicação devem seguir as regras estabelecidas no protocolo, caso contrário o servidor não permitirá trocas.

Para que servem os protocolos de rede?

Os protocolos têm um papel importante no mundo da internet, pois melhoram muito a comunicação dos usuários. Seria muito simples se a comunicação fosse limitada apenas a uma rede doméstica onde apenas 3 pessoas estão envolvidas, mas estamos falando de uma rede mundial com milhares de usuários.

Em termos gerais, podemos dizer que os protocolos de rede são usados ​​para que as mensagens emitidas pelos usuários cheguem com sucesso , e esse processo não é fácil na rede. Porque muito freqüentemente qualquer tipo de erro pode surgir em servidores tão grandes.

Outra boa função dos protocolos é que com eles se levanta o objetivo de substituir o antigo e obsoleto sistema de comunicação no qual a internet não intervém. Por exemplo, telefones domésticos, jornais e outros. Para que todos os usuários possam se comunicar globalmente.

Como funcionam os protocolos de rede?

O princípio fundamental de cada protocolo de rede é estabelecer um conjunto de padrões que melhorem a comunicação do usuário . Em que também intervêm aspectos de TI como o tamanho do pacote ou pacote de dados, o tipo de pacote, o tipo de remetente e destinatário, entre outros.

Saiba +  Como enviar SMS grátis ou mensagens de texto em massa para celulares a partir da Internet?

Se o sistema analisar que algum dos elementos acima mencionados não é adequado para realizar a troca corretamente, ele automaticamente restringe a opção e avisa o usuário por meio de mensagem sobre como o processo deve ser feito corretamente.

Quem é o responsável pelo desenvolvimento dos protocolos de rede?

Os principais sistemas de protocolo de rede são desenvolvidos por empresas privadas e usuários que trabalham em código aberto , embora a grande maioria tenha sido projetada em código aberto. E isso representa uma grande vantagem porque os custos para seu uso tendem a ser muito baixos ou nulos.

Por outro lado, as empresas privadas que desenvolvem estes sistemas cobram pela licença , embora isso também seja bom, porque estão mais bem desenvolvidos do que os anteriores. Entre as empresas que desenvolveram protocolos estão IBM, Microsoft, Novel e Apple.

Portanto, vemos que a tecnologia de protocolo é uma melhoria constante para a comunicação global, e que chegará o tempo em que o uso de tecnologias desatualizadas só poderá servir como relíquias para amadores.

Você também pode estar interessado em : O que são, para que servem e quais são os principais serviços de rede?

Finalmente, esperamos que este artigo tenha ajudado você. No entanto, gostaríamos de saber a sua opinião.Você conhece outras funções dos protocolos de rede? Deixe-nos a sua resposta nos comentários.