Conexão MHL: O que é e para que serve?

Conexão MHL: O que é e para que serve?

novembro 9, 2021 0 Por Como Posso?

Esse tipo de tecnologia foi desenvolvida pela empresa Silicon Image e foi lançada no mercado em 2010; A partir desse ano, a conexão MHL foi atualizada para garantir um melhor atendimento aos seus usuários. Portanto, esta tecnologia possui atualmente 4 tipos de versões que são MHL 1.0, MHL 2.0, MHL 3.0 e Super MHL.

Esta tecnologia é utilizada para transmitir imagens, músicas e vídeos em alta definição com som surround ; desde smartphones, câmeras digitais, tablets ou players portáteis até a tela ou monitor da televisão, sem a necessidade de compactar vídeos, imagens ou áudio.

Como funciona a conexão MHL?

Tudo isso é possível por meio de um conversor ( transmissor MHL, receptor MHL ou ponte MHL ) gerenciado por chips que realizam a troca de sinal ou áudio entre dispositivos eletrônicos. Como conectar os dispositivos entre si?

  1. Conecte o cabo à porta HDMI da TV e à porta microUSB do dispositivo eletrônico.
  2. Na TV, pressione o botão denominado Entrada ou Fonte e escolha a entrada HDMI MHL.
  3. Nas configurações do dispositivo eletrônico, seja tablet, câmera ou smartphone, ative a opção de saída de vídeo .
  4. A partir desse momento você pode desfrutar de séries, videogames, músicas ou vídeos da TV, seja conectando seu celular à TV via HDMI-MHL ou de qualquer outra forma.

Existem TVs que possuem portas HDMI que não são compatíveis com a tecnologia HML; no entanto, isso não é um problema, pois um adaptador MHL para HDMI pode ser adquirido . Este adaptador permite que você conecte seu dispositivo eletrônico (tablet, câmera digital, smartphone, reprodutores portáteis) à entrada HDMI da TV. Também pode acontecer que o seu celular não seja compatível com a conexão MHL, por isso é vital que você tente saber se o seu celular é compatível com o cabo MHL e caso deseje obter um celular compatível, deverá conhecer a lista atualizada de celulares compatíveis com MHL .

Vantagens proporcionadas pela conexão MHL:

  1. Este tipo de conexão utiliza um conector de 5 pinos que facilita a compatibilidade entre os equipamentos.
  2. A tecnologia MHL é ideal para desfrutar de imagens ou vídeos em alta definição, pois pode suportar a tecnologia HD, 4K e 8K sem a necessidade de compactá-los.
  3. Você desfruta de áudio envolvente, sem a necessidade de compactá-lo.
  4. Você pode assistir a filmes ou ouvir música que pesquisa em seu navegador de Internet na TV.
  5. Ele suporta portas de entrada HDMI.
  6. Com esse tipo de conexão, você pode jogar por meio de um console de videogame .
  7.  A versão MHL 3 é ideal para usuários que amam videogames porque esta tecnologia permite reproduzir imagens reais e nítidas. Além disso, esta versão permite assistir a vídeos em Ultra HD (4K).
  8. A tecnologia MHL permite que a bateria do equipamento seja recarregada durante a transmissão .
  9. Esta tecnologia permite que você aproveite o conteúdo do seu dispositivo portátil na TV sem qualquer demora.
Saiba +  Como conectar o controlador PS3 ao Android sem root e sem cabos - Muito fácil

Usos da conexão MHL:

  1. Se você conectar seu celular ou tablet a um monitor HDMI, também poderá conectar um mouse e teclado sem fio para usar seu dispositivo como um computador ; onde você pode usá-lo para navegar na internet, visualizar sua conta do Facebook, Instagram, Twitter ou executar qualquer função que você fizer com seu dispositivo.
  2. Todo o conteúdo que você curte em um dispositivo portátil pode ser desfrutado em sua TV com incrível resolução e som surround.
  3. Com a tecnologia MHL, você pode jogar seus videogames favoritos em alta resolução, aumentando a experiência de jogo.
  4. Ouça suas músicas favoritas com excelente qualidade de som.
  5. Você pode visualizar fotos, vídeos e filmes de seu telefone celular em sua smart TV para compartilhá-los com amigos e familiares.

Se ainda não utilizou a ligação MHL, comece hoje a desfrutar das vantagens que esta tecnologia lhe oferece; o que lhe proporcionará uma experiência única e diferente quando se trata de entretê-lo.