O que são e como funcionam as redes móveis e que tipos existem?

O que são e como funcionam as redes móveis e que tipos existem?

abril 5, 2022 0 Por Como Posso?

Desta forma e dependendo do número estimado de pessoas que utilizarão o serviço. Uma infraestrutura de torres de comunicação é instalada para que o usuário possa utilizar seu dispositivo e as informações que ele envia são recebidas por outra pessoa.

Como funciona uma rede de dados móvel?

A comunicação entre dispositivos móveis funciona graças ao envio e recepção de sinais de rádio de baixa potência, um processo que se explica pelo funcionamento da tecnologia de rede sem fio . Eles viajam para diferentes pontos próximos, eles podem “pular” de antena em antena até chegarem ao seu destino.

Quando fazemos uma ligação, o que acontece é que nosso celular começa a buscar cobertura . Se o tivermos, será criada uma conexão entre nosso telefone celular e a torre ou estação telefônica mais próxima para estabelecer a chamada.

Isso não funciona assim apenas para chamadas. Mas também com SMS e internet .

Tipos de redes móveis existentes

2G ou GSM

Muitos certamente se lembram de ter usado conexões 2G em seus dispositivos móveis. Esta conexão é a primeira para telefones celulares totalmente digitais. Para pequenas coisas como enviar WhatsApp, comunicar-se por voz, etc. Não estava funcionando mal.

Porém, quando tentamos navegar ou trabalhar com um fluxo maior de dados, obviamente ficou muito lento, pois esse tipo de rede é limitada a 900 bits por segundo.

GPRS

Estamos a falar da rede 2,5G que foi criada para tentar resolver o grave problema do envio de dados não comutados. Em termos de velocidade, a mudança foi notável já que se trata de 56.000 bits. Mesmo sendo capaz de atingir 144.000 bits por segundo.

BORDA

É sobre a rede 2.75G que praticamente passou sem dor ou glória para dizer o mínimo. Obviamente a velocidade aumentou em todos os sentidos, principalmente quando estávamos perto de uma antena.

Saiba +  Como liberar espaço de memória no meu celular Android e iOS sem excluir nada?

3G (UMTS)

Popularmente conhecida como 3G , a mudança que essa rede trouxe foi notória. A conexão de dados era de até 384.000 bits por segundo . O que permitiu navegar na internet com mais fluidez e também realizar tarefas como videochamadas.

O jeito que funciona é basicamente dar prioridade aos aparelhos que estão próximos da antena enquanto os que estão mais distantes ficam em segundo plano. Certamente em muitas ocasiões você ouviu que para economizar bateria era melhor manter a conexão 2G, ao invés do 3G .

Certamente era preciso mais energia para usar o 3G, isso se refletia no consumo da bateria.

4G (LTE)

A quarta geração é muito rápida. Ele funciona com Multiplexação por Divisão de Freqüência Ortogonal e resolve tudo que a cobertura 3G não conseguiu. Ele permanece constante, não importa o quanto haja, o que lhe confere uma estabilidade impressionante.

Com uma conexão 4G , a navegação às vezes se torna muito mais rápida do que com uma conexão wi-fi . Embora, novamente, exija mais energia para funcionar.

5G (IMT-2020)

O 5G promete ser uma verdadeira loucura em termos de velocidade já que se trata de uma capacidade trivial de 100 Mbps, pretende-se inclusive chegar a 10 Gbps desde que cumpridas certas condições.

Se quiser saber mais sobre ela, consulte nosso guia sobre o que é e como funciona a rede 5G , para que você realmente entenda do que se trata essa nova rede 5G.