Como saber se o disco rígido do meu PC é HDD ou SSD no Windows
novembro 3, 2022Se você tem um computador e está procurando mais informações sobre o disco rígido, aqui o ajudaremos um pouco com isso.
Como posso saber qual disco rígido tenho no Windows?
Se você estiver trabalhando com este sistema operacional, pode haver uma maneira muito fácil de verificar quais são as características de nosso disco rígido. Para isso devemos recorrer não apenas ao “gerenciador de disco”, mas também ao ” otimizador ” do mesmo. Para aplicar este sistema você deve seguir os passos:
- Comece pressionando o botão Iniciar do Windows, que você pode localizar na seção inferior esquerda.
- Quando você estiver no espaço de pesquisa, você deve escrever a palavra ” Otimizar unidades “
- Uma vez lá, basta escolher a ferramenta do Windows que fornece os resultados apresentados.
Imediatamente, você verá que a janela ou, caso contrário, a interface desta ferramenta será aberta. Nele você pode otimizar seu disco rígido com total normalidade e facilidade. Localizando-se no topo dessa interface, você encontrará uma lista com todos os discos rígidos que foram instalados no seu computador pessoal.
De forma fácil, você conseguirá identificar quem possui a tecnologia SSD , mas, mesmo assim, estando lá não haverá a mesma situação para os demais. Embora seja muito fácil para você saber quais não são do tipo S-ATA , já que de uma forma muito difícil um computador do tipo SSD poderia coexistir com um IDE.
Como posso saber se tenho um SSD ou HDD?
- Depois de identificar a marca e o modelo do seu disco rígido, é hora de descobrir se você tem um disco rígido HDD tradicional ou uma unidade SSD sólida, já que ambos têm diferenças entre si . Para isso, você tem várias opções à sua disposição, por exemplo:
- Informando sobre a ferramenta de otimização da unidade do Windows
- Nos sistemas operacionais Windows, abra a ferramenta “otimizar drives” , e ela fornecerá as informações necessárias sobre se é um HDD ou um disco rígido SSD.
Usando CrystalDiskInfo
A primeira coisa que você deve fazer é baixá-lo e, em seguida, execute-o e observe o parâmetro ” velocidade de rotação ” . Se ao visualizar este parâmetro , ele tem um valor numérico de 7.200 ou 5.400 RPM, significa que o referido disco gira a essas rotações por minuto.
Com base nisso, um disco HDD possui placas que giram, o que significa que se trata de um HDD tradicional. Se, por outro lado, o parâmetro indica “(SSD)” , não será necessário dizer muito mais, pois por isso não mostrará nenhum valor que seja relativo às rotações por minuto do referido disco.
As opções que mostramos aqui são válidas e fáceis de usar, dependendo do seu dispositivo . No entanto, o programa CrystalDiskInfo é um dos melhores devido à sua funcionalidade e à utilidade de seu uso. Sabe-se também que fornece mais informações, como a velocidade de rotação, que são importantes para determinar a velocidade de leitura e escrita do referido disco.
Da mesma forma, se tivermos um disco HDD, este programa nos avisará se algum deles estiver sob risco de algum tipo de mau funcionamento e com isso poderá ocorrer perda de dados ou falha iminente de todo o sistema.