Como reparar um disco rígido danificado que corre o risco de não inicializar ou reconhecer o Windows ou MacOS?

Como reparar um disco rígido danificado que corre o risco de não inicializar ou reconhecer o Windows ou MacOS?

março 14, 2022 0 Por Como Posso?

Por ter vários discos rígidos você poderá se orientar diferenciando-os pelo seu tamanho ou capacidade, mas no caso de ter dois discos rígidos idênticos você deve se certificar de qual exatamente você precisa consertar. Para fazer isso, você pode usar o administrador.

Encontrará no motor de busca, colocando a palavra “Disco rígido”. Acesse a seção ¨ Criar e formatar partições do disco rígido ¨.

Ele irá mostrar uma janela com todos os seus discos rígidos. Clique com o botão direito em um deles e na janela exibida digite “Propriedades”. Lá você poderá ver o nome do disco rígido em questão e ficará claro a qual unidade ele pertence.

Repare seu disco rígido com estas etapas

Para reparar seu disco rígido, faça o seguinte:

  1. Selecione o disco rígido que deseja reparar. Ele irá mostrar uma pequena revisão no topo para que você não se confunda com outras unidades.
  2. Vá para a guia ¨SMART¨ e clique no botão ¨ Get SMART ¨, onde você pode ver informações sobre o status do disco.
  3. Ele irá mostrar parâmetros de cores diferentes. Se houver vários amarelos, é um mau sinal, embora se eles aparecerem em vermelho significa que seu disco rígido está em um estado muito sério. Faça o mesmo procedimento com um disco rígido diferente para que, por comparação, você saiba como os parâmetros devem ser.
  4. Vá para a guia ¨Teste¨. Você verá a opção ” Ignorar por padrão” marcada . Esta opção permite que você verifique o disco rígido e localize os setores que estão com defeito. Mantenha-o selecionado e pressione “Scan” para iniciar a varredura.
  5. Em seguida, pressione ¨Remap¨ e ¨Scan¨. Desta forma, você não apenas verá os setores defeituosos, mas as configurações tentarão repará-los.
  6. As caixas coloridas indicarão cada setor digitalizado. É aconselhável deixar os setores verdes desmarcados , porque eles não representam nenhum perigo, ao contrário dos setores laranja, vermelho e azul.

Esclarecemos que a opção “Remat” não apaga informações do disco rígido, por isso é seguro utilizá-la. Também é recomendável usar esta opção, pois facilita a recuperação de setores defeituosos e os torna saudáveis.

Saiba +  Como limpar completamente o teclado do meu computador para estender sua vida útil?

Embora se você preferir ter certeza de não perder seus arquivos, você deve saber como fazer uma cópia de seus arquivos de um disco rígido danificado .

Outros métodos de reparo

As outras opções que você pode selecionar para reparar seu disco rígido são:

  1. ¨Erase¨ . Ao selecionar esta opção, o que o programa faz é que, se iniciar a varredura e encontrar um setor danificado, ele o sobrescreve, apagando permanentemente todos os dados do disco rígido sem deixar rastros .
  2. Desta forma, você pode consertar um setor que ficou lento. Isso significa que você perderá as informações que salvou no disco rígido. Recomendamos usá-lo apenas se você não tiver nada a perder.
  3. ¨Escrever¨ . É um método que exige muito cuidado, pois formata completamente o disco rígido , haja danos ou não. O objetivo é que as unidades fiquem saudáveis, mesmo as que já o foram.
  4.   O preço será remover todas as informações. Até mesmo todas as partições do disco desaparecerão. Ao marcar esta opção, não permitirá que você marque nenhuma outra. Ele mostrará uma janela de aviso perguntando se você deseja continuar. Você só deve selecioná-lo se tiver certeza absoluta de que o disco não contém nada importante.

Antes de realizar qualquer um dos processos que você leu acima, recomendamos fazer uma cópia de segurança, para evitar a perda de informações de que se arrependerá posteriormente. Depois de aplicar todas essas etapas, você terá um disco rígido pronto para usar. Também é importante verificar a integridade do disco rígido para ver se há erros e se está realmente danificado.