Quais são as diferenças entre as partições de disco MBR e GPT?
janeiro 6, 2022Master Boot Record, este é o padrão de partição mais compatível e mais antigo que temos e é usado em Windows, MAC OS, Linux e outros sistemas operacionais, contém um gerenciador de boot que é usado no sistema operacional e armazena dados sobre as partições de disco dirigir.
Sua limitação mais importante é que ele suporta apenas discos rígidos de até 2 TB e suporta apenas quatro partições primárias.
Os discos MBR foram criados e utilizados a partir do ano de 1983 e embora seja muito antigo, ainda possui limitações em relação ao disco GPT , o que permite entre suas características até 32 bits para cada unidade de armazenamento, o que acaba limitando o tamanho máximo destes unidades para 2 TB.
É comum criar ou fazer uma partição de boot do Windows neste tipo de disco rígido, onde permite que você execute o seu sistema operacional, ou dividir o disco em pelo menos duas partições e, assim, ter um backup de arquivo separado para o espaço onde o operacional sistema é armazenado.
O que é GPT?
Quando falamos sobre uma partição GPT nos referimos a uma tabela de partição ou também chamada de partições GUID e este é um padrão de particionamento que é usado para colocar uma tabela de partição dentro de um disco rígido.
No disco rígido sempre existe uma tabela de partição que é usada para determinar a estrutura das partições ativas, estendidas e lógicas, como um código de boot para executar nosso sistema operacional.
O nome GUID ou GPT que recebe está associado a um identificador global único para cada partição (Identificador Único Global) e a extensão do mesmo nome (GUID) é longa e tanto que poderíamos nomear todas as partições existentes, com um identificador exclusivo diferente, uma vez que não existem limitações neste estilo de partição, incluindo aquelas do disco rígido e do próprio sistema operacional.
É provável que enquanto você aprende sobre esses tópicos técnicos e pratica este tópico, você terá que restaurar ou recuperar uma partição , porque é comum que haja algum erro no cálculo do espaço da partição .
Diferenças entre o disco MBR e o disco GPT
- GPT nos dá a possibilidade de mudanças, por exemplo: o sistema de endereçamento em nosso disco rígido e faz isso por meio de LBA ou endereço de bloco lógico com referência à região onde encontra os dados físicos armazenados, em vez do MBR nos dá um sistema CHS tradicional o Cilindro – Cabeça – Setor , usado para enviar os endereços de dados ao dispositivo.
- O MBR tem limitações de tamanho e partição, pois só pode criar quatro partições primárias e não maiores que 2 TB cada. No GPT não encontramos limitações de qualquer tipo e em comparação com as do sistema operacional e do disco rígido.
- O GPT se destaca sobre o MBR por suportar discos rígidos de tamanho aproximado de 256 TB e, portanto, o posiciona como o mais moderno, mas sendo compatível apenas com computadores e sistemas operacionais de 64 bits e não possui um código de boot para executar um sistema .
- O GPT possui um recurso que permite armazenar backups da tabela de partição para evitar possíveis perdas e danos futuros. Você pode facilmente dividir as partições e, assim, organizar todo o seu conteúdo ao seu gosto.
- O MBR tem uma vantagem sobre os sistemas operacionais, pois foi o primeiro modelo a ser apresentado oficialmente, mas por ser o mais antigo perde suporte em novos sistemas, sendo compatível apenas com Windows XP.
- Ao contrário do GPT, que atualmente possui suporte para Windows Vista , Windows 7 e Linux , pois oferece vantagens para servidores que utilizam sistemas operacionais que requerem grande quantidade de espaço. Você pode até mesmo mesclar partições para obter mais espaço de armazenamento em um único disco presente, perfeito para grandes quantidades de arquivos.