Como alterar e configurar o DNS no Windows, MacOS e Linux?

Como alterar e configurar o DNS no Windows, MacOS e Linux?

março 5, 2022 0 Por Como Posso?

Da mesma forma, para proteger nossa segurança, podemos definir manualmente um endereço DNS confiável, o que nos dará muito mais segurança ao navegar na Internet. A verdade é que é conveniente saber o que é DNS Hijacking , mas antes de sofrer qualquer problema dessas características, existem algumas medidas que você pode tomar.

Leia o guia a seguir para aprender como proteger seu computador fazendo uma configuração DNS adequada.

Como alterar e configurar o DNS no Windows, MacOS e Linux?

Dependendo do sistema operacional que você possui, a alteração e a configuração do DNS são diferentes, portanto, convidamos você a consultar o guia apropriado, dependendo do sistema operacional instalado em seu computador.

Mesmo assim, antes de fazer qualquer coisa, é melhor saber o endereço IP, DNS e gateway do Roteador e do seu computador ou dispositivo, sem mais delongas, vamos continuar.

Alterar DNS do Windows

No caso do Windows, alterar o endereço DNS é um processo relativamente simples. Algo que você deve saber quando surgir a necessidade, se tiver dúvidas, não se preocupe, basta seguir este guia:

  1. Para realizar este procedimento será necessário ir até o espaço do “Painel de Controle” onde você pode fazer várias configurações do sistema. Você pode acessá-lo clicando em Iniciar e digitando “Painel de Controle” .
  2. Clique na opção “Centro de Rede e Compartilhamento “. Quando estiver lá, é hora de procurar a opção de adaptador de rede.
  3. Clique em “Alterar configuração do adaptador” é possível que apareçam várias opções, certifique-se de selecionar a que você usa, ou seja, se você tiver uma rede Wi-Fi, esta é a que você deve selecionar, enquanto se for cabeada tem que escolher a opção Ethernet.
  4. Agora clique com o botão direito na rede que deseja configurar e clique em “Propriedades”.
  5. Localize a opção “Protocolo de Internet versão 4 (TCP / IPv4)” clicando duas vezes nesta opção.
  6. Na parte inferior você verá a opção “Usar os seguintes endereços de servidor DNS” para configurar como desejar. Por exemplo, para configurar de acordo com o endereço do Google, você deve colocar 8.8.8.8 na seção “Servidor DNS preferencial”, enquanto para “Servidor DNS alternativo” o endereço seria o seguinte 8.8.4.4.

Alterar DNS para Mac

Da mesma forma, o procedimento em um computador Mac não é complicado, seguindo nosso tutorial você poderá fazê-lo facilmente. Para macOS, para alterar o endereço DNS, você deve seguir estas etapas:

  1. Você terá que ir ao menu de configuração, o que pode ser feito clicando no ícone Iniciar do Mac. Em seguida, clique na opção “Preferências do Sistema”.
  2. Todas as opções de configuração do seu sistema serão exibidas na tela, localize a seção “Rede” e clique nela.
  3. Como verá, existem muitas opções de configuração de rede, mas neste caso terá que clicar em “DNS”.
  4. Agora, você deve clicar no símbolo de adição (+) localizado ao lado de “Endereços IPv4 ou IPv6” .
  5. Você terá que repetir o procedimento para colocar cada um dos endereços que deseja adicionar, por exemplo, no caso do Google deve primeiro incluir 8.8.8.8 e depois 8.8.4.4.
Saiba +  Como saber se meu processador ou PC é de 32 ou 64 bits

Alterar DNS do Linux

O sistema operacional Linux tem muitas versões, mas também é possível alterar o endereço DNS com muita facilidade, um processo que você pode fazer seguindo estas etapas:

  1. A maneira mais fácil de realizar a alteração do DNS e o procedimento de configuração é por meio das opções de configuração fornecidas pelo sistema operacional.
  2. Em seguida, vá para as opções de configuração do Linux, um espaço no qual você deve localizar a seção “Redes / rede” .
  3. Ao clicar aqui, você deve localizar a seção “Nome do servidor” e prosseguir para alterar as informações que existem para aquele que você precisa fornecer. Isso terá alterado adequadamente o servidor DNS no sistema operacional Linux

Após os processos anteriores, independentemente do sistema operacional em execução, recomendamos limpar ou limpar o cache DNS de um roteador . Uma ação que é recomendada de vez em quando e muito mais se sua rede estiver muito lotada.