Como alterar e configurar o DNS no Windows, MacOS e Linux?
março 5, 2022Da mesma forma, para proteger nossa segurança, podemos definir manualmente um endereço DNS confiável, o que nos dará muito mais segurança ao navegar na Internet. A verdade é que é conveniente saber o que é DNS Hijacking , mas antes de sofrer qualquer problema dessas características, existem algumas medidas que você pode tomar.
Leia o guia a seguir para aprender como proteger seu computador fazendo uma configuração DNS adequada.
Como alterar e configurar o DNS no Windows, MacOS e Linux?
Dependendo do sistema operacional que você possui, a alteração e a configuração do DNS são diferentes, portanto, convidamos você a consultar o guia apropriado, dependendo do sistema operacional instalado em seu computador.
Mesmo assim, antes de fazer qualquer coisa, é melhor saber o endereço IP, DNS e gateway do Roteador e do seu computador ou dispositivo, sem mais delongas, vamos continuar.
Alterar DNS do Windows
No caso do Windows, alterar o endereço DNS é um processo relativamente simples. Algo que você deve saber quando surgir a necessidade, se tiver dúvidas, não se preocupe, basta seguir este guia:
- Para realizar este procedimento será necessário ir até o espaço do “Painel de Controle” onde você pode fazer várias configurações do sistema. Você pode acessá-lo clicando em Iniciar e digitando “Painel de Controle” .
- Clique na opção “Centro de Rede e Compartilhamento “. Quando estiver lá, é hora de procurar a opção de adaptador de rede.
- Clique em “Alterar configuração do adaptador” é possível que apareçam várias opções, certifique-se de selecionar a que você usa, ou seja, se você tiver uma rede Wi-Fi, esta é a que você deve selecionar, enquanto se for cabeada tem que escolher a opção Ethernet.
- Agora clique com o botão direito na rede que deseja configurar e clique em “Propriedades”.
- Localize a opção “Protocolo de Internet versão 4 (TCP / IPv4)” clicando duas vezes nesta opção.
- Na parte inferior você verá a opção “Usar os seguintes endereços de servidor DNS” para configurar como desejar. Por exemplo, para configurar de acordo com o endereço do Google, você deve colocar 8.8.8.8 na seção “Servidor DNS preferencial”, enquanto para “Servidor DNS alternativo” o endereço seria o seguinte 8.8.4.4.
Alterar DNS para Mac
Da mesma forma, o procedimento em um computador Mac não é complicado, seguindo nosso tutorial você poderá fazê-lo facilmente. Para macOS, para alterar o endereço DNS, você deve seguir estas etapas:
- Você terá que ir ao menu de configuração, o que pode ser feito clicando no ícone Iniciar do Mac. Em seguida, clique na opção “Preferências do Sistema”.
- Todas as opções de configuração do seu sistema serão exibidas na tela, localize a seção “Rede” e clique nela.
- Como verá, existem muitas opções de configuração de rede, mas neste caso terá que clicar em “DNS”.
- Agora, você deve clicar no símbolo de adição (+) localizado ao lado de “Endereços IPv4 ou IPv6” .
- Você terá que repetir o procedimento para colocar cada um dos endereços que deseja adicionar, por exemplo, no caso do Google deve primeiro incluir 8.8.8.8 e depois 8.8.4.4.
Alterar DNS do Linux
O sistema operacional Linux tem muitas versões, mas também é possível alterar o endereço DNS com muita facilidade, um processo que você pode fazer seguindo estas etapas:
- A maneira mais fácil de realizar a alteração do DNS e o procedimento de configuração é por meio das opções de configuração fornecidas pelo sistema operacional.
- Em seguida, vá para as opções de configuração do Linux, um espaço no qual você deve localizar a seção “Redes / rede” .
- Ao clicar aqui, você deve localizar a seção “Nome do servidor” e prosseguir para alterar as informações que existem para aquele que você precisa fornecer. Isso terá alterado adequadamente o servidor DNS no sistema operacional Linux
Após os processos anteriores, independentemente do sistema operacional em execução, recomendamos limpar ou limpar o cache DNS de um roteador . Uma ação que é recomendada de vez em quando e muito mais se sua rede estiver muito lotada.