Como forçar a formatação de um USB ou cartão de memória em algumas etapas

Como forçar a formatação de um USB ou cartão de memória em algumas etapas

fevereiro 13, 2022 0 Por Como Posso?

Quando falamos sobre o termo”formatação”, nos referimos à exclusão de arquivos que estão armazenados nesse dispositivo. Através deste processo, o USB ficará como novo, ou seja, poderá guardar múltiplas informações. Além disso, estará livre de malware.

Devemos levar em consideração o tipo de arquivos que queremos armazenar em nossa memória. No caso de um USB, o básico seria fazer uma formatação baseada no sistema de arquivos fat32 que seria para salvar imagens ou documentos de áudio, para que você possa formatar um pen drive USB para Fat32 no Mac. No caso de um disco rígido ou se você deseja armazenar arquivos maiores, como um filme HD ou um jogo, seria melhor ter um sistema de arquivos para NTFS. Assim, você pode formatar uma memória USB/pendrive do CMD.

No entanto, às vezes há problemas que não permitem que o dispositivo seja formatado da forma tradicional que todos conhecemos. Se for este o seu caso, explicaremos como fazê-lo por outro método, fácil e eficiente.

Deve-se observar que, ao formatar sua memória ou USB, todos os arquivos armazenados serão perdidos. Ou seja, nenhuma informação pode ser recuperada após a formatação, então tome cuidado e lembre-se de que você também pode reparar um USB ou cartão de memória sem formatar.

Como forçar a formatação de um USB ou cartão de memória

Existem vários motivos pelos quais não permite que a nossa memória seja formatada, porque está muito danificada ou a opção de formatar não é apresentada devido a problemas de vírus. O que vamos fazer é usar um recurso do Windows que geralmente é fácil e sem muitas complicações.

Para começar, temos que ir para iniciar o motor de busca e digitar CMD, o prompt de comando aparecerá e abri-lo. Uma janela preta aparecerá onde faremos as seguintes indicações.

1- Reparar memória ou USB

  • Escrevemos o”diskpart” e pressionamos Enter, teremos outra janela pop-up.
  • Nesta janela escrevemos”list disk, pressione Enter e obteremos uma lista de discos e procuraremos aquele que queremos formatar à força.
Saiba +  Como saber se alguém está conectado ao meu Wifi e bloqueá-lo - Detectar invasores Wifi

  • Depois de nos certificarmos de que é o que procuramos, escrevemos select disk e o número da nossa memória, se por exemplo for o número 3 então colocamos select disk 3.
  • Ele nos dirá que já está selecionado, então escrevemos”clean” para limpar nossa memória. Isso nos faz deixar nossa memória em branco.

2- Criar partição e formatar

  • Agora teremos que criar uma partição, já que não há nada nessa unidade para limpeza. Para fazer isso, escrevemos”create partition primary” e pressionar Enter, isso nos mostrará que a partição já foi criada.
  • Depois, teremos que selecionar a partição para fazer a formatação. Para fazer isso, escrevemos”select partition 1“. Confirmamos e inserimos o formato fs = fat32. Uma conta progressiva começará e começará a ser processada, ou seja, a formatar.

Aguarde alguns minutos para que o processo atinja 100% e então escreva”exit” para sair do símbolo do sistema e pronto, e nossa memória ou USB está pronto para uso.

É importante lembrar que se você deseja usar a memória para outro tipo de uso, como USB inicializável, aqui mostraremos em detalhes e facilmente como criar USB inicializável.

Por fim, esperamos que este tutorial tenha ajudado, porém gostaríamos de ouvir sua opinião: Você conseguiu formatar a memória USB com facilidade? Você conhece outros métodos para formatar um USB à força? Deixe-nos suas respostas nos comentários.