Como consertar um USB ou cartão de memória sem formatar?

Como consertar um USB ou cartão de memória sem formatar?

dezembro 23, 2021 0 Por Como Posso?

Nossos dispositivos de armazenamento são ferramentas valiosas que carregamos conosco para todos os lugares, porque mantemos arquivos importantes neles .

Transferir e salvar arquivos do PC para um stick de memória USB é algo totalmente normal nos dias de hoje. Informações vitais ou ociosas que de alguma forma são essenciais para a vida cotidiana.

No entanto, às vezes não somos suficientemente cuidadosos, seja porque o inserimos em um computador virulento sem remédio, ou foi configurado incorretamente e não é mais reconhecido em algumas das versões do sistema Windows.

Pode significar um problema sério como algo relativamente simples, no entanto, este guia tutorial irá ajudá-lo a lidar com isso de forma clara e precisa, você não terá que perder todas as suas informações e poderá usar seu USB ou cartão de memória normalmente.

 

Primeiro método para reparar um pendrive

Este primeiro método para reparar seu pendrive ou cartão de memória sem formatação, consiste em analisá-lo usando o verificador de erros de drive do Windows.

Se conectarmos o USB à porta e ele estiver “danificado”, você não conseguirá acessar os arquivos do Windows. Ele será reconhecido como conectado, mas como o sistema não pode lê-lo, ele aparecerá como um dispositivo oculto e aparecerá transparente ao lado das outras unidades de armazenamento.

Todos esses dispositivos são exibidos na janela ” Computador“. Se você olhar para o topo disso, haverá várias guias. Clicamos naquele que diz”Exibir”.

No lado direito das opções exibidas, haverá uma caixa de seleção chamada” Dispositivos ocultos“. Devemos garantir que ele esteja marcado para que possamos ver nosso dispositivo danificado.

Então, nos permitirá ver o dispositivo danificado, que se você olhar de perto tem uma letra atribuída. Isso significa que o computador reconhece o dispositivo, mas não pode acessar o conteúdo nele.

Clicamos com o botão direito sobre ele e pressionamos”Propriedades”. Nesta janela, selecionamos a guia “Ferramentas”, que nos mostrará duas opções, uma para verificar se há erros e outra para otimizar ou desfragmentar a unidade.

Escolheremos o botão”Verificar” da primeira alternativa. Irá aparecer uma pequena janela com a opção” Verificar e Reparar”, iremos clicar.

O Windows fará uma varredura automaticamente no USB e verificará se há erros, que serão corrigidos se forem encontrados.

Segundo método para reparar um USB ou cartão de memória

Outra forma de reparar seu pendrive sem formatá-lo é através do prompt de comando do Windows, uma ferramenta manual, mas eficaz.

Saiba +  Como listar ou inserir números de página em um PDF sem programas gratuitos

Pode acontecer que ao tentar reparar nosso USB usando o primeiro método, nos deparemos com a peculiaridade de nosso aparelho não aparecer como um dispositivo oculto.

Isso tem uma solução, basta ir até o mecanismo de busca do Windows, na parte inferior esquerda da barra de tarefas.

Vamos escrever o seguinte:”cmd.” E um programa chamado” Prompt de Comando” aparecerá. É importante não clicar imediatamente.

Em vez disso, clicaremos com o botão direito sobre ele e selecionaremos a opção” Executar como administrador“, ele nos perguntará algo e escolheremos”sim”.

 

Devemos seguir estas etapas ao pé da letra:

  1. Escrevemos no console” diskpart”. Isso nos lançará outro console de comando, é a ferramenta diskpart e devemos continuar lá.
  2. Pediremos uma lista de discos digitando:” list disk”. Em seguida, ele mostrará as unidades conectadas. Se quisermos informações mais específicas (carta, formato, etc), escrevemos:” volume da lista”. Mais dispositivos podem aparecer.
  3. Desta forma, podemos identificar o dispositivo danificado pelo descarte por meio da carta.

Como fazê-lo? Pois bem, a letra que não consta em” Equipamentos” com certeza será a danificada, além disso, se você souber a capacidade do seu USB pode servir de referência.

  1. Assim que o pendrive for identificado por sua letra, fechamos o console do diskpart e voltamos ao console inicial. Vamos escrever:”chkdsk + espaço + letra do dispositivo + espaço + / ação” que queremos fazer. Deve ser assim: chkdsk I: / f
  2. Por fim damos” Enter” e deixamos o sistema fazer o seu trabalho, no final o seu USB pode ser usado novamente e sem perder nenhum arquivo.

Assim concluímos este método fácil e prático de como consertar seu pendrive sem formatá-lo. Você não precisa mais se preocupar em perder seus arquivos valiosos, com estes dois métodos simples você terá tudo resolvido.