Como criar e chamar uma sub-rotina ou procedimento personalizado do VBA Excel?

Como criar e chamar uma sub-rotina ou procedimento personalizado do VBA Excel?

julho 13, 2023 0 Por Como Posso?
gráfico e calculadora do excel

Por ser uma linguagem que o Microsoft Office contém para executar certas tarefas, ele estabelece uma série de termos necessários para criar um procedimento.

Se sua preocupação é não conseguir entender os métodos entre os quais você pode codificar por meio de macros do Excel. Aqui você encontrará a explicação mais simples.

O que é um procedimento e como posso criá-lo?

O que é determinado no Excel como um procedimento nada mais é do que a menor unidade de código executada no Visual Basic.

São fáceis de reconhecer, visto que estão sempre no início e no final de todas as codificações de macro que se realizam no programa para realizar uma tarefa.

Os tipos de procedimento são classificados como ” Sub “, ” Função ” e ” Propriedade ” no início, e são fechados com o termo ” Fim ” antes deles.

Poderá criar uma sub-rotina ou procedimento personalizado através das opções ” Folha ” e ” Módulos “. Usando os objetos codificados por “ ThisWorkbook ” ou “ UseForms ”.

 

Crie um módulo no editor do Visual Basic para criar um procedimento ou sub-rotina

Caso você não saiba como adicionar um módulo a projetos dentro do VBA, você só precisa entrar na guia ” Desenvolvedor ” e você verá o botão ” Visual Basic “.

logotipo original do excel

Antes de sua tela se abrirá uma nova janela que se considera como o editor, que tem em seu menu o ícone ” Inserir ” onde se encontra a opção ” Módulo “.

Automaticamente, na pequena caixa vertical à esquerda, você verá como é criada uma pasta onde aparecerá o novo módulo que acabou de criar.

Desta forma, você só precisa clicar na caixa à direita para começar a escrever a linguagem Visual Basic para começar a criar a tarefa que deseja usar.

Aprenda a criar uma sub-rotina ou procedimento personalizado com Visual Basic

Ao começar, você aprenderá gradativamente as diferentes funções que podem ser realizadas por meio dos módulos para se energizar com o conteúdo da planilha.

Saiba +  Como usar a linha do tempo da tabela dinâmica no Excel - rápido e fácil

Por enquanto, você começará do menor, que é definir o início e os principais elementos da tarefa que deseja executar.

Crie um procedimento Sub

No VBA existem dois métodos para estabelecer o início de um procedimento. Tanto manualmente na janela como fazendo uma série de cliques através do menu ” Inserir “.

Para inserir o procedimento manualmente, você deve acessar a janela do módulo que você criou, onde irá escrever a palavra “ Sub ” e a seguir deve escrever o nome da macro que irá executar.

tabelas de cores

 

Pressione a tecla “ Enter ” para Visual Basic adicionar automaticamente parênteses e a declaração “ End Sub ” abaixo dele.

Entre as duas linhas deve-se escrever o código da tarefa que deseja executar e após finalizá-la, salve-a e execute-a.

Crie um procedimento de função

Como o anterior, pode ser criado através de um objeto que permite escrever e executar o código.

Portanto, comece criando um ” Novo módulo ” e na janela de código mostrada à direita escreva ” Função ” seguido do nome que você dará à função.

Quando você pressiona “ Enter ”, o VBA adiciona os parênteses e a instrução para encerrar a função conhecida como “ Função final ”.

Agora basta escrever entre as duas linhas o código da tarefa que deseja realizar na sua planilha Excel, salvá-lo e executar a função.

Se você for trabalhar com o Visual Basic, também é importante saber como lidar com os diferentes tratamentos de erros que o Visual Basic pode apresentar a você.

Expanda seu conhecimento sobre o uso do VBA a partir do uso e criação de um loop FOR-NEXT.