Como comparar listas usando consolidação de dados no Excel – passo a passo

Como comparar listas usando consolidação de dados no Excel – passo a passo

novembro 16, 2022 0 Por Como Posso?

A consolidação de dados do Excel permite muitas funções, poderíamos dizer que o limite está unicamente na engenhosidade do usuário da ferramenta. Uma das funções mais interessantes que a consolidação de dados nos permite é comparar listas ou planilhas com diferentes elementos.

Desta forma, você poderá verificar muitos aspectos de sua tabela, como se há dados duplicados que você pode remover posteriormente no Excel . Também com a consolidação, você pode ver se possui dados que aparecem apenas em uma lista ou outra, e assim por diante. Se você quiser aprender mais sobre isso, leia o guia a seguir com atenção.

Pessoas no escritório

Como comparar listas usando consolidação de dados no Excel – passo a passo

Comparar listas usando a consolidação de dados presente no Excel é um truque muito útil para diferentes circunstâncias. Observe que recomendamos aprender a somar células de planilhas diferentes no Excel , para este e muitos outros tutoriais. Sem mais delongas, leia o seguinte guia para comparar a lista usando consolidação:

Primeira parte

  1. A primeira etapa é preparar o ambiente para localizar os dados consolidados. Supondo que você tenha duas planilhas de dados, você precisará criar uma terceira para localizar a lista de consolidação.
  2. Executar a etapa anterior garantirá que você obtenha uma tabela organizada e fácil de ler. Depois de preparada a tabela adequadamente, podemos agora iniciar o processo de apresentação da lista consolidada em nosso documento Excel.
  3. A primeira coisa a fazer é atribuir um valor a cada um dos dados presentes nas diferentes folhas. Supondo que você tenha duas planilhas de dados.
  4. A melhor coisa a fazer seria usar números para representar cada uma das listas, para as quais você pode usar a função Extrair no Excel , se tiver a inteligência certa.
  5. Recomendamos usar o número 1, 2, 3, etc., assim a leitura da tabela será muito mais fácil.
  6. Para o nome de cada um dos elementos presentes em cada folha, a primeira coisa a fazer é localizar na primeira folha de dados. Ao lado de cada um dos dados, adicione o número que você selecionou, que como dissemos antes, recomendamos 1 se for a primeira lista.
  7. Repita o procedimento para a segunda folha de dados.
Saiba +  Como criar numeração consecutiva automática usando o código VBA no Excel

Logotipo do Microsoft Excel

Segunda parte

  1. Vá para a planilha que você atribuiu para os Dados Consolidados , uma vez lá, pressione na seção de dados, localizada na parte superior da tela.
  2. Entre as múltiplas opções presentes, deve-se clicar em Consolidar.
  3. Todas as opções relacionadas a esta poderosa opção serão exibidas na tela, no nosso caso a seção Função deve permanecer em Soma.
    Na referência ou seção de dados, você deve adicionar os valores das folhas de documento.
  4. Para fazer isso, vá para a primeira planilha com os dados e arraste os dados e o respectivo número atribuído a cada um deles. Depois de fazer isso, pressione a opção adicionar.
  5. Deve-se repetir o procedimento com a segunda planilha, ou seja, selecionar todos os dados e clicar na opção Adicionar.
  6. No nosso caso, como queremos apenas fazer uma comparação, a única caixa que deve ativar é a coluna Esquerda , a seguir clique na opção aceitar.
  7. Feito isso, a comparação dos dados das duas planilhas será mostrada na planilha destinada aos dados consolidados.
  8. Os que aparecem apenas com o número 1 são os que estão presentes apenas na primeira lista, enquanto os que aparecem com o número 2 são os que estão na segunda lista. Por outro lado, aqueles que aparecem com o número 3 são os que estão presentes em cada lista.

Usando o processo acima, você pode comparar rapidamente todos os dados presentes em diferentes planilhas do Excel. É uma opção especialmente útil para tabelas com dados repetidos ou errados.