Como criar numeração consecutiva automática usando o código VBA no Excel

Como criar numeração consecutiva automática usando o código VBA no Excel

novembro 14, 2022 0 Por Como Posso?
código excel macro

Como já mencionamos e com certeza você também deve saber, esta poderosa ferramenta é amplamente utilizada para fazer o desenho de faturas.

Neste artigo, vamos nos concentrar em uma seção que talvez você não conhecesse ou pensasse que não seria possível com este aplicativo. É por isso que mostraremos como criar uma numeração consecutiva automática.

Talvez você já tenha feito esse trabalho manualmente há muito tempo e tenha acompanhado cada uma das notas fiscais que tem emitido. Sem saber que existe uma maneira muito fácil e rápida de fazer essa conta automaticamente. E isso através do Editor do Visual Basic , a seguir vamos dizer o que você deve fazer para colocar essa função em prática.

Como criar numeração consecutiva automática usando o código VBA no Excel

Em outro artigo, abordamos o ponto sobre o uso da macro VBA para pesquisar palavras em um intervalo ou intervalo de células e destacá-las. Mas agora nos concentraremos em como criar uma numeração consecutiva automática usando o código VBA no Excel.

criar sequência de excel

O que queremos alcançar, o que queremos é que cada vez que seja feita uma nova fatura, a numeração de cada uma delas seja automaticamente aumentada. Por exemplo, se hoje fizermos uma nota fiscal que tem nota fiscal número 01, na próxima nota fiscal ela deve aparecer automaticamente na linha da nota fiscal número 02.

Se tivermos clareza sobre o que estamos procurando com o uso dessas funções Exel, podemos começar e a primeira coisa que faremos é incorporar um código à Macro do Visual Basic . Para fazer isso, iremos para a Macro que já criamos. Isso pode ser chamado de Nova Fatura, Nova Fatura ou simplesmente Fatura.

Inserindo o código na macro VBA

Então, queremos que cada vez que fizermos um clipe na Macro Nova Fatura, um novo seja criado, mas na seção de número da fatura que está na célula G7 ele seja aumentado. Para isso vamos ao Macro, selecionamos e fazemos um clipe correto, esta ação mostrará várias opções, das quais iremos selecionar Atribuir Macro .

Saiba +  Como filtrar por data em uma tabela do Excel usando o método AutoFiltro

E agora selecionamos a opção Modificar Macro do Excel , aqui encontraremos o início da Macro, o nome, os diferentes códigos que a Macro vai executar e o final dela. Com o cursor vamos parar no último código antes do final da Macro. E então vamos pressionar a tecla Enter e copiar o seguinte código Faixa (“G7”). Valor = Faixa (“G7”). Valor + 1

Deve-se ter em mente que no código a variável G7 corresponde à célula onde se deseja que o número da nota fiscal mude consecutivamente. Deve colocar a célula correspondente na sua fatura, agora só temos que fechar todas as novas janelas que abrimos. E desta forma simples é que uma numeração consecutiva automática é criada usando o código VBA no Excel.

Agora, você só precisa verificar se o código que foi incorporado à Macro funciona perfeitamente. Então, para isso, devemos fazer um clipe na Macro Nova Nota Fiscal e esta ação irá gerar uma nova nota fiscal e perceberemos que a numeração é aumentada automaticamente.

modificar excel

Esperamos que este tutorial tenha sido do seu agrado e permita que você trabalhe com suas faturas de forma mais rápida e ordenada, deixando os cálculos para o aplicativo. Concluímos assim um novo artigo que de uma forma muito simples mostra como criar uma numeração consecutiva automática usando o código VBA no Excel.