Como copiar dados de uma planilha para outra no Excel usando macros

Como copiar dados de uma planilha para outra no Excel usando macros

novembro 6, 2022 0 Por Como Posso?
programa de documentos excel

É muito útil e, o mais importante, desenvolvido para usos múltiplos, você pode realizar cálculos de somas simples a empréstimos hipotecários e outros muito mais complexos com atalhos de teclado que serão muito úteis.  O que é muito surpreendente, porque é difícil encontrar uma ferramenta tão abrangente.

Como copiar dados de uma planilha para outra no Excel usando macros?

É extremamente importante conhecer a fundo tudo o que o Excel nos oferece. Bem como todas as funções que tem ao seu dispor e que lhe permitem inúmeras funções como a utilização de todas as fórmulas do Excel numa folha de cálculo , e outra destas tantas funções é a utilização de Macros .

equipamento gráfico de pasta de fundo verde

Macros é uma função que podemos ativar no Excel. Basicamente, nos ajuda a automatizar tarefas , o que fazemos repetidamente. Resumindo, o que uma macro faz é salvar uma série de ações dentro do Excel , e então executá-las quando quisermos.

Também podemos dizer que uma macro tem a capacidade de invocar outras, o que nos permite realizar operações muito mais complexas. É muito importante usar esta função corretamente, pois será muito útil ao trabalhar com o Excel.

Uma das ajudas que as macros nos permitem fazer é a capacidade de copiar dados de uma planilha para outra. Neste artigo, vamos nos concentrar em ensinar como realizar essa ação.

Etapas para copiar dados de uma planilha para outra no Excel usando macros

A primeira coisa que devemos fazer é abrir o Excel e localizar os dados que queremos copiar, vamos chamá-lo de Folha 1. Em seguida , abrimos ou criamos a folha para a qual queremos copiar esses dados , para esta explicação a chamaremos de Folha 2 .

Então vamos criar uma macro simples com o método de gravação de macro, para isso vamos até a aba do desenvolvedor localizada na parte superior da tela. Clicamos e procuramos onde está escrito Gravar macro .

Em seguida, colocamos o nome na nossa Macro e clicamos em aceitar , a seguir marcamos todos os dados que queremos copiar, por exemplo de A1 a D6, clicamos com o botão direito e copiamos . Vamos à folha 2 e colocamos o seletor em A1 e damos enter.

Saiba +  Como posso separar nomes e sobrenomes com fórmulas em uma planilha do Excel

programa excel x macro

Vamos ao desenvolvedor e selecionamos parar a gravação . Agora clicamos em Visual Basic, aqui podemos ver a macro que acabamos de criar, com o nome que colocamos anteriormente.

Se observarmos o que a macro que acabamos de criar nos diz, podemos ver que a primeira coisa é que selecionamos de A1 a D6. Depois de copiar essa seleção, na próxima linha ela nos diz que selecionamos a Folha 2 e finalmente colamos.

Desta forma, criamos uma macro simples de linhas, mas devemos otimizá-la, ou melhor, criar uma macro melhor usando isso como referência. Isso para que funcione muito melhor.

Como otimizar a macro criada?

A próxima coisa que faremos é criar uma macro otimizada em uma única linha, a partir do Visual Basic. Primeiro, nomeamos nossa macro e pressionamos Enter , então escrevemos planilhas que serão nossa coleção de planilhas.

Agora escrevemos (”Folha1”) após o intervalo que será .Range (”A1: D6” ) isso indica que estamos selecionando de A1 a D6. Em seguida, escrevemos .Copy para copiar os dados que selecionamos.

Posteriormente, escrevemos Destino: ”folhas (“ Folha2 ”), com isso estamos indicando que queremos que seja copiado na Folha 2. Por fim, escrevemos .Range (“ A1 ”) e marcamos entrar, com esta ação o copiado os dados serão colados da caixa A1.

Vamos executar esta macro mas de outra forma, para isso vamos à página do Excel e depois à aba Desenvolvedor e clicamos em Macros . Agora selecionamos nossa macro criada pelo nome que colocamos nela e clicamos em executar.

Desta forma, copiamos com sucesso os dados da Folha 1 para a Folha 2.

Lembre-se de que se você instalou o Excel por engano em um idioma diferente do espanhol, pode alterar o idioma de uma forma muito simples.