Como criar uma macro com VBA no Excel – Guia Fácil

Como criar uma macro com VBA no Excel – Guia Fácil

dezembro 9, 2022 0 Por Como Posso?
Gerar macro com Excel

Esta função pertence ao VBA , a versão Visual Basic for Applications do Microsoft Office. As tarefas que você pode realizar com uma macro vão desde copiar fórmulas para um determinado grupo de células, mudar a cor de uma célula, até fazer cálculos mais complexos.

Crie uma macro em VBA no Excel

A primeira coisa a ter em mente para criar sua primeira macro é que você deve ter a faixa de opções Developer ativa para acessar as ferramentas VBA. Clique no menu Arquivo e em Opções.

Em Opções do Excel, selecione Personalizar Faixa de Opções e na caixa à direita ative a opção Desenvolvedor. A opção Agendador aparecerá automaticamente após você pressionar o botão aceitar.

Habilitar macros

Por motivos de segurança , as macros são desabilitadas por padrão , para proteger a segurança dos usuários e evitar a execução de códigos maliciosos. Para ativá-los, você deve clicar na opção Desenvolvedor na faixa de opções.

  • Clique na opção Segurança de macro.
  • Selecione a opção Ativar todas as macros.
  • Pressione o botão OK para salvar as alterações

Crie uma macro com VBA no Excel

Criar macro

A maneira mais fácil de criar uma macro é por meio do gravador de macro . Ao ativar a ferramenta, ela registra todas as ações que fazemos na pasta de trabalho do Excel e depois as replica.

Se for a primeira vez que você cria uma macro, é a melhor opção para iniciar, pois você não precisa saber programação para fazê-lo. A desvantagem de usar o gravador de macro é que você só pode registrar as ações que realiza diretamente na planilha . Se você quiser fazer macros mais complexas , deve usar o código VBA.

  • Para gravar uma macro, clique na opção Programador e selecione a opção Gravar macro .
  • Insira o nome da macro . Escolha um nome que identifique claramente a utilidade da macro.
  • Escolha uma combinação de atalho para executar a macro . Tente usar uma combinação que não esteja disponível para evitar erros na macro.
  • Escolha onde deseja salvar a macro e coloque uma descrição . Se você salvar a macro em uma pasta pessoal, poderá usá-la com outros arquivos do Excel.
  • Pressione o botão aceitar. A macro começa a gravar automaticamente e antes de onde estava a opção Gravar macro, Parar macro aparece.
  • Agora execute as operações necessárias para cumprir uma tarefa em uma planilha do Excel. Exclua o texto, altere o formato de uma célula, altere o tipo de fonte, etc.
  • Quando terminar, pressione o botão Parar macro .
Saiba +  Como editar ou modificar uma macro no Excel - passo a passo

Quando quiser acessar a macro criada, vá para a ferramenta Visual Basic encontrada na faixa de opções do Desenvolvedor. Todas as macros são adicionadas ao Módulo1 do projeto em questão. A partir daí você pode editar as etapas da macro, mas o código que executa.

Executar macro criada

Para executar a macro, você pode fazer isso a partir do atalho que você colocou ao criá-la. Use a combinação de teclas que você selecionou (Ctrl + tecla) e toda a sequência de ações que deve realizar é executada no modo automático.

Run-macro-excel

Se você salvou a macro sem um atalho, execute-a da ferramenta Visual Basic. Abra o VBA e selecione a opção Macros . Uma janela é aberta com todas as macros disponíveis, selecione a que você deseja e pressione o botão Executar para iniciá-la.