Como configurar ou aumentar a memória virtual no Windows 10 ao máximo
novembro 10, 2021Da mesma forma, mostraremos com alguns passos simples, como você pode configurar ou aumentar a memória virtual no Windows 10. Por isso, sem mais delongas, continue lendo e aproveite ao máximo a memória virtual do seu computador.
O que é a memória virtual do Windows
Muitas pessoas desconhecem a existência de memória virtual no Windows, portanto, quando o seu Windows trava, elas só pensam em substituir a memória RAM. Mas, nem sempre essa é a solução, pois seu computador possui memória virtual, que pode ser ativada, quando a RAM não tiver capacidade de armazenamento.
Em outras palavras, a memória virtual é um espaço de armazenamento no disco rígido que podemos liberar, onde são armazenados os dados que não cabem mais na RAM. Portanto, saber ajustar a memória virtual é muito importante para garantir que sempre tenhamos um computador funcionando perfeitamente.
Felizmente, o Windows 10 gerencia automaticamente o espaço de memória virtual, no entanto, você também pode modificá-lo. Desta forma, você pode garantir mais espaço de armazenamento virtual e, portanto, melhor desempenho do seu computador.
Em geral, é recomendável que a memória virtual seja o dobro da RAM, portanto, se sua RAM for de 4 GB, a memória virtual pode ser de 8 GB. Porém, a configuração ou aumento da memória virtual no Windows 10 explicaremos mais tarde.
Por outro lado, apesar de todas as vantagens que a memória virtual possui, você também deve saber que ela possui algumas desvantagens, entre elas:
- Ele consome alguns recursos do disco rígido, portanto, você deve saber quantos GB serão alocados para a memória virtual.
- Às vezes, seu computador pode ficar mais lento, se você precisar ir constantemente ao disco rígido para obter algumas informações.
- Finalmente, embora o valor da memória virtual seja alto, nunca será melhor do que adicionar uma nova RAM ao computador, se necessário.
Sabendo disso, é hora de você saber como configurar a memória virtual no próximo ponto.
Etapas para configurar ou aumentar a memória virtual no Windows 10
Agora que você sabe o que é memória virtual no Windows 10, explicaremos em detalhes as etapas que você deve seguir para aumentá-la ou configurá-la. Lembre-se de que, como mencionamos anteriormente, por padrão, seu computador traz um valor de memória virtual atribuído, no entanto, você pode modificá-lo fazendo o seguinte:
- Faça login no Windows 10.
- Uma vez dentro, pressione as teclas”Windows e X” ao mesmo tempo.
- Várias opções aparecerão e você selecionará”Sistema”.
- Em seguida, outra janela será aberta e você deve clicar em”Configurações avançadas do sistema”.
- Em seguida, clique em “Opções avançadas” e, na seção de desempenho, selecione”Configurações”.
- Você verá uma nova janela pop-up e irá marcar “Opções avançadas” e na seção de memória virtual selecionar “Alterar”.
- Nas informações que aparecem, você desmarcará a caixa”Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação para todas as unidades.”
- A seguir vá até a opção “Tamanho personalizado” e em “Tamanho inicial” você colocará o valor que aparece recomendado. Em seguida, em “Tamanho máximo” digite o dobro do valor do tamanho recomendado.
- Finalmente, você clica em”Definir”, depois em”OK” e pronto.
Depois de seguir essas etapas corretamente, você terá aumentado a memória virtual do Windows 10 em seu computador. Como você deve ter notado, é um procedimento muito rápido e simples, portanto você não precisa ser um especialista em informática ou tecnologia.
Portanto, se você já conseguiu configurar ou aumentar a memória virtual no Windows 10, não se esqueça de limpar, otimizar e aumentar a velocidade do meu PC com Windows 10. com freqüência para evitar a desaceleração da máquina.