Como saber se o meu PC tem vírus – Remover vírus do meu PC Windows 10

Como saber se o meu PC tem vírus – Remover vírus do meu PC Windows 10

novembro 10, 2021 0 Por Como Posso?

Mas fique tranquilo, pois a seguir mostraremos como você pode saber se o seu PC contém vírus e se você descobrir que os possui, também saberá como eliminá-los.

Como saber se meu PC contém vírus

Às vezes, saber se um computador está com vírus é um pouco complicado, porque não só se estiver lento ou travado, mostra que tem. Além disso, não é segredo para ninguém que agentes maliciosos criam vírus todos os dias que podem passar despercebidos.

Para que o seu PC não corra riscos, a seguir mostraremos como saber se ele contém vírus:

  • Principalmente, quando chegam mensagens em seu computador indicando que ele está infectado e você deve protegê-lo. Este é um dos sinais com que não deve ter dúvidas de que o seu computador está infectado.
  • Seu computador fica mais lento do que o normal, embora nem sempre seja um sinal de que está infectado por um vírus, fique atento. Bem, quando o PC tem um agente malicioso em execução, ele geralmente consome recursos que tornam o computador lento.
  • Ao tentar abrir um programa, ele não abre ou é executado outro que não é o que você deseja abrir.
  • Ao usar o navegador, é impossível conectar ou, no caso de fazê-lo, a conexão é muito lenta. Isso acontece, pois quando o seu PC está infectado, o vírus tenta fazer conexões pela web, o que torna seu uso mais lento.
  • Quando você se conecta à Internet, costumam abrir várias páginas e até mesmo algumas que você não solicitou. Isso acontece porque muitos dos vírus são projetados para levar o usuário a páginas falsas.
  • Os arquivos em seu computador podem começar a ser apagados.
  • O antivírus do seu computador é desativado inesperadamente.
  • Seu PC começará a executar funções que você nem mesmo lhe disse para fazer.

Como você deve ter notado, é fácil verificar se um PC contém vírus, agora leia o próximo ponto, para saber como excluí-los.

Etapas para remover vírus do meu PC com Windows 10

Caso confirme que o seu PC com Windows 10 está infectado com vírus, deverá eliminá-lo, para isso existem várias opções que chamaremos a seguir:

Saiba +  Como abrir vários links ou páginas no navegador a partir da área de trabalho do Windows 10

Excluir arquivos temporários

Para eliminar um vírus excluindo arquivos temporários, você deve seguir as seguintes etapas:

  • Digite o Windows 10 Finder, digite “Limpeza de disco” e pressione “Enter”.
  • Uma janela se abrirá e você deve selecionar os arquivos que são úteis para nós.
  • Depois de selecionar os arquivos, clique em “OK” e pronto.

Este processo demorará alguns minutos, pode não garantir totalmente que o vírus foi eliminado, mas irá ajudá-lo muito. Bem, a maioria dos vírus está alojada em arquivos que você não usa com frequência.

Use MRT para remover o vírus

MRT é uma ferramenta de remoção de vírus que o Windows 10 traz, então você deve usá-la para salvar seu computador. Nesse caso, você deve executar as seguintes etapas:

  • No mecanismo de pesquisa do Windows 10, você deve digitar “Executar MRT” e pressionar “Enter”.
  • Uma janela aparecerá e você deve clicar em”Sim”.
  • Em seguida, você clica em”Análise Completa”.
  • Assim que a análise for concluída, você vai para o mecanismo de pesquisa novamente e digita”Executar” e depois”% tmp%”.
  • Vários arquivos ocultos irão aparecer, você deve selecioná-los, excluí-los e pronto.

Dessa forma, você também poderá eliminar os vírus   que não podem ser apagados alojados nesses arquivos e se essas opções não funcionarem para você, basta colocar um antivírus no computador. Ao fazer isso, ele identificará os vírus que possui e perguntará se você deseja eliminá-los e você deve aceitar. Lembre-se que o melhor é ter o seu PC sempre protegido, com o melhor antivírus para o seu computador, legal e gratuito.

Se esta informação foi útil para você, não deixe de ler nosso blog, onde você sempre aprenderá coisas novas. Você também pode estar interessado em: Como formatar um PC e instalar o Windows 10 do zero.