Como desativar a Cortana no Windows 10 – Todas as versões

Como desativar a Cortana no Windows 10 – Todas as versões

março 11, 2022 0 Por Como Posso?

Uma das novidades das últimas versões do Windows 10 é o assistente virtual “ Cortana ”. Através deste aplicativo usando comandos de voz do Google  você pode abrir aplicativos, receber notificações, buscar informações e outras funções. No entanto, para muitas pessoas o programa é irritante, e é aí que desejam desativar o cortana no Windows 10, pois torna o computador mais lento.

Outros acham que diminui o poder ou simplesmente parece mais rápido realizar suas pesquisas da maneira tradicional. Outros simplesmente querem limpar o Windows e usar apenas o que realmente usam, portanto, este assistente não é uma boa opção.

Portanto, se você não gosta deste aplicativo, verá aqui como desativar esta função e assim liberar e otimizar a memória do seu computador. Existem várias maneiras de eliminá-lo, porém aqui mostramos uma maneira muito simples de fazer isso, que ao mesmo tempo você pode reverter quando quiser. Além disso, esse método funciona para todas as versões do Windows 10 em que aparece.

Como ocultar a barra de pesquisa da Cortana?

A barra de pesquisa da Cortana geralmente aparece ao lado da tecla Windows na barra de ferramentas da área de trabalho. Aparece com um ícone de lupa, se ainda não estiver configurado, ou com um círculo branco se já estiver configurado.

Para ocultar a”Cortana” do seu ambiente de trabalho, basta clicar com o botão direito do mouse na barra de ferramentas, a qual abrirá uma lista de aplicativos e aparecerá”Cortana”. Você deve colocar o ponteiro lá e uma guia de opções será aberta a partir da qual você escolherá”Oculto” e voila!”Cortana” não estará mais visível.

No entanto, você ainda não desativou o aplicativo, apenas o ocultou, por isso deve seguir os seguintes passos para desativar suas funções.

Como desabilitar os recursos da Cortana?

Para desactivar completamente as funções da Cortana deve clicar no ícone do Windows e escrever a palavra” Definições“, introduzir e escrever”Cortana”. Ele exibirá uma série de opções e você escolherá”Gerenciar o que a Cortana pode fazer, ver e usar”. Ao fazer isso, o sistema o levará a uma janela onde você verá:

  • Fale com a cortana
  • Permissões e histórico
  • Cortana em meus dispositivos
  • Mais detalhes

Ao clicar em cada um desses itens, você verá uma série de botões que mostram se diferentes funções do aplicativo estão ativas ou não. Você deve verificar bem para não pular nenhum, a primeira coisa que você verá é “Permissões e Histórico”, lá você desativará o seguinte:

  • Pesquisa segura
  • Cloud Search
  • Histórico de Atividades
  • Histórico do meu dispositivo e ao mesmo tempo excluir o referido histórico
  • Histórico de busca
Saiba +  Como desfragmentar o disco rígido no Windows 10 - passo a passo

Em seguida, vá em “Fale com a Cortana” e desative:

  • Ola cortana
  • Atalho de teclado
  • Tela de bloqueio

E, finalmente, você clica em”Cortana em meus dispositivos” para desativar:

  • Receba notificações por telefone neste dispositivo
  • Ajude-me a retomar de onde parei em outros dispositivos
  • Obtenha sugestões da lista

Não é necessário visualizar o separador”Mais Detalhes”, pois não existem botões que deva desactivar, tendo desactivado o referido anteriormente, não deverá fazer nada aqui.

Posso voltar a ativar as funções «Cortana»?

Desta forma, você desativa as diferentes funções da Cortana, a menos que alguns de vocês desejem continuar a usá-las. Por exemplo, se você deseja continuar usando a Cortana em outro dispositivo que você sincronizou, então você deixará ativos os botões em” Cortana em meus dispositivos“. Mas se o seu objetivo é desabilitar absolutamente tudo, você começará a desabilitar todas as funções do aplicativo.

Siga as instruções que lhe oferecemos passo a passo para desativar as funções da aplicação Cortana no seu Windows 10. Uma dica útil é seguir as etapas à medida que você lê este artigo.

Se por algum motivo mais tarde você quiser ativar a Cortana, você simplesmente executará as mesmas etapas mencionadas, mas desta vez você ativará todas as funções. Lembre-se de que, com este método, você não excluirá permanentemente o aplicativo, apenas o desativará.

Para muitos, a “Cortana” representa o futuro na interacção com os computadores, para outros é um desperdício de recursos e é apenas uma função ornamental. Seja como for, futuramente se saberá se os assistentes virtuais são realmente necessários, por enquanto você pode optar por utilizá-los ou não.