Como adicionar por categorias no Excel – é muito fácil

Como adicionar por categorias no Excel – é muito fácil

novembro 7, 2021 0 Por Como Posso?

O uso das diversas ferramentas que o Office possui está se tornando uma tendência hoje, principalmente se você deseja fazer algum trabalho que exija a entrada de dados numéricos. Quando usamos o aplicativo Microsoft Excel, podemos realizar cálculos matemáticos muito complexos e isso nos ajudaria a economizar tempo. É por isso que vamos mostrar como adicionar por categorias no Excel.

É possível que ao realizar operações matemáticas como adição, subtração ou multiplicação não tenhamos problemas. Mas quando esse processo tem que ser realizado muitas vezes, nosso trabalho pode se tornar muito tedioso.

Para facilitar a nossa vida, o Excel traz a opção de inserir fórmulas que nos permitem realizar esses cálculos em questão de segundos.

Um exemplo disso pode ser encontrado, ao fazer contabilidade e devemos incluir valores numéricos e fazer cálculos matemáticos. Também aqueles que se dedicam ao comércio ou estudantes utilizam esta ferramenta para fazer cálculos automáticos. Então, vamos ver   como adicionar por categorias no Excel.

Como adicionar por categorias no Excel

Neste artigo iremos mostrar-lhe de uma forma muito fácil 3 maneiras ou maneiras de realizar esta operação sem torná-la muito complicada para você. Basta lembrar que você deve ter sua tabela com todos os dados que deseja adicionar.

Para usar como exemplo uma tabela que contém em uma coluna os fornecedores, outra com os produtos, outra com a quantidade, preço e subtotais.

Como vamos somar por categorias, vamos colocar também os totais que recebemos para cada provedor. Suponha que recebamos da Sony, Samsung e LG, queremos saber quanto recebemos por cada produto que essas empresas de eletrônicos nos fornecem.

Uma vez que nossa mesa esteja pronta e com os dados fornecidos, vamos fazer a soma de todos os produtos que cada fornecedor de equipamentos eletrônicos nos fornece, e para isso vamos proceder em três métodos diferentes:

Primeiro método para adicionar por categorias

A primeira coisa que vamos fazer nesta parte é, por exemplo, selecionar sob a célula Sony, para que a receita que foi gerada seja refletida ali. E colocamos os dados manualmente, escrevemos = SUMAR. IF, neste ponto, uma pequena janela se abrirá indicando os dados que você deve inserir.

Em seguida, ele pede para você inserir o intervalo, continuamos escrevendo = SUMARIF (B4: B47 essas células contêm os provedores. Continuamos com o critério = SUMARIF (B4: B47; ”= SONY” isso é para pesquisar, apenas os dados que são contido na Sony Agora continuamos inserindo dados e segue o intervalo, soma.

Saiba +  Como mesclar células no Excel - mesclar várias células entre si

Continuamos = SUMARIF (B4: B47; ”= SONY”; F4: F47) essas células representariam os subtotais, então pressione a tecla Enter. Se você inserir os dados corretamente, o número que será a receita total que você recebeu do provedor da Sony deve aparecer nessa célula. E você já fez um somatório por categorias usando o Excel.

Segundo método para adicionar por categorias

Este método é muito semelhante ao anterior, mas é diferente porque você vai selecionar com o mouse sem ter que escrever os dados. Para começar, você vai para a célula abaixo de Samsung, seleciona e coloca o sinal de igual soma, ele aparecerá automaticamente = SOMA SIM, você seleciona clicando duas vezes.

Então você vai para a coluna do fornecedor e seleciona com o ponteiro do mouse que a primeira célula em nosso exemplo seria B4. Você deixa pressionado aquela célula e passa para a última célula, que é B47.

Na parte superior, as células que você escolheu aparecem marcadas. Então você coloca ; ”= SAMSUNG”; e finalmente seleciono com o mouse as células do subtotal e pressiono enter.

Terceiro método para adicionar por categoria

Neste último método, basta ir até a função fx, fazer um clipe e aparecerá uma pequena janela com a busca do nome da função. Você deve colocar Add.si, a função aparecerá e você fará um clipe nela. Outra caixa aparece onde aparece Range, você seleciona uma pequena caixa que está do lado direito e faz um clipe.

Ele o levará à sua mesa e você deverá indicar as células fornecedoras, ou seja, B4 a B47. Você retorna e agora seleciona os critérios e insere “= LG”. E finalmente, Range_ sum você vai até a caixa ao lado dela, seleciona todas as células do subtotal, faz um clipe e aceita.