Quais são as diferenças entre VDSL e ADSL e qual é mais rápido?

Quais são as diferenças entre VDSL e ADSL e qual é mais rápido?

fevereiro 19, 2022 0 Por Como Posso?

Ao longo deste artigo, você obterá muito mais informações sobre as conexões ADSL e VDSL: vantagens, diferenças e tudo que você precisa para tirar suas próprias conclusões sobre o que é melhor, mais rápido e ideal para o seu bolso .

Identificando conexão

Antes de começar pelas diferenças que possam existir, é necessário concordar que ambas são, simples e simplesmente, ligações à Internet através de um cabo que permite o upload e download de ficheiros graças à capacidade de transferência de dados que oferecem .

Diferenças entre ADSL e VDSL

No entanto, as semelhanças entre os dois tipos de conexão só podem chegar ao conceito. Pois o desempenho e a forma como funcionam são consideravelmente diferentes . Continue lendo para saber mais!

Assimetria vs simetria

A principal diferença entre as duas conexões: o ADSL não é nada uma linha de assinante digital assimétrica. Isso significa que esse tipo de conexão não é capaz de manter a paridade entre as velocidades de download e upload .

Qual é maior? Pois bem, para este tipo de conexão, a capacidade de download pode ser de 8 Mbps, enquanto a velocidade de upload é de 1,3 Mbps.

Por outro lado, VDSL (ou linha de assinante digital de alta velocidade). O próprio nome mostra que a diferença está muito bem estabelecida, certo?

Este tipo de conexão se destaca por ser muito rápido e pela sua versatilidade , oferecendo uma assimetria de 20 Mbit / s para download e 5 Mbit / s para upload ou uma simetria de 20 Mbit / s para upload e download.

Qual é a diferença de velocidade devido a?

A distância que um tipo de conexão marca sobre o outro tem muito a ver com a quantidade de canais que cada um utiliza . Por outro lado, o ADSL usa apenas 2: o upload (correspondente à rede do usuário) e o download (correspondente à rede do usuário).

Saiba +  O que são, para que servem e como as nuvens funcionam na computação?

Por outro lado, o VDSL tem um total de 4 canais: 2 para upload e 2 para download, por isso surge a diferença abismal na velocidade de cada um.

Distâncias entre o painel de controle e o usuário

Os ISPs que usam cada uma dessas conexões tentam fazer o melhor trabalho possível para fornecer um serviço estável aos seus clientes .

Nesse sentido, a distância não é um fator fundamental por si só, assim como o número de conexões que existem ao longo do caminho . No caso das ligações ADSL, se o utilizador se encontrar a mais de 6 km da central, o seu serviço de internet pode ser consideravelmente afectado, ainda mais se houver muitas ligações que possam reduzir a potência.

Em relação à conexão VDSL, o problema é o mesmo, por se tratar de uma conexão de fibra ótica que, embora seja muito mais eficaz, poucas empresas possuem material suficiente para cobrir longas distâncias, razão pela qual (por enquanto), talvez não tenha atingiu a expansão que se esperava.

Qual você escolhe?

As conexões ADSL e VDSL são muito boas e a definição da melhor vai depender de suas necessidades . Em termos de velocidade, a conexão VDSL é uma das favoritas.

A desvantagem? Custa mais, mas se você tiver recursos, será um excelente investimento de longo prazo. Velocidade e estabilidade são garantidas.