O que são, para que servem e quais são os tipos de redes de computadores?

O que são, para que servem e quais são os tipos de redes de computadores?

abril 11, 2022 0 Por Como Posso?

Logicamente, quanto maior for o local que você deseja cobrir, mais difícil e cara será a instalação. Se você quiser saber mais sobre isso, basta continuar lendo.

Rede de área pessoal (PAN)

Quando falamos de uma rede de pessoas, eles nos oferecem uma rede de computadores, que consiste em muito poucos medidores de conexão. A distância percorrida por esta conexão é bastante semelhante à percorrida por um sinal Bluetooth móvel. Ou seja, sinal suficiente para conseguir uma troca de dados bem-sucedida.

Estes são os tipos de redes mais solicitados , para uma rede pequena e básica, que funciona com sucesso com pequenos espaços.

Rede local (LAN).

Por ser uma das melhores redes, para além da mais conhecida pelo seu funcionamento , esta rede é habitualmente instalada principalmente dentro de empresas, cuja necessidade de ligação entre os seus colaboradores e as suas ferramentas é maior.

Este tipo de rede permite que seus usuários conectem não apenas computadores, mas também diferentes impressoras , scanners e até mesmo algumas fotocopiadoras . Portanto, você pode trocar diferentes tipos de dados e pedidos de seu escritório.

Rede de área do campus (CAN).

Se você tiver vários edifícios que precisam instalar sua própria rede wireless , esta conexão precisará de uma cobertura mínima superior a 1000 metros quadrados. Este tipo de instalação pode ser útil para universidades; parques tecnológicos e até mesmo para feiras.

As redes CAN funcionam assim, visto que a sua principal função é interligá-las entre si, para que possam trocar rapidamente diferentes tipos de dados.

Rede de Área Metropolitana (MAN)

Este é um tipo de rede muito mais amplo do que mencionamos acima. Geralmente cobre grandes áreas metropolitanas e é normalmente exigido em espaços do tipo administrações públicas, em que decidem criar diferentes zonas Wi-Fi em espaços muito grandes.

Saiba +  O que é, para que serve e como funciona a intranet nas empresas?

Esta é uma das redes que necessita de uma grande infraestrutura de cabos, que deve ser gerida por um operador de telecomunicações , o que, para o efeito, requer a implementação de uma rede de fibra ótica.

Wide Area Network (WAN)

Estas são as redes que se implantam dentro das empresas para fornecer internet a locais como cassinos e assim poder suprir uma grande necessidade de internet em uma área excessivamente ampla.

Rede de área de armazenamento (SAN)

Esta é uma das maiores redes que podem ser oferecidas para grandes empresas que buscam otimizar sua operação e forma de trabalhar. Possui grande capacidade de tráfego para seus usuários e capacidade para lidar com uma grande quantidade de dados , evitando quedas ou erros nos serviços. É usado principalmente por empresas de tecnologia.