O que é, para que serve e como funciona a rede MAN?

O que é, para que serve e como funciona a rede MAN?

janeiro 21, 2022 0 Por Como Posso?

Este projeto consiste em fazer conexões entre todos os componentes possíveis, como computadores. Eles eram conhecidos anteriormente como pontos de acesso, onde as pessoas podiam ir e se conectar à rede.

Com o passar do tempo, mais e mais sistemas de rede foram implementados em todo o mundo. Muitos métodos são usados ​​para tornar essas conexões possíveis, entre os mais populares estão as conexões de rede MAN .

MAN significa Metropolitan Area Network ou, traduzido para o espanhol, Metropolitan Area Network . Trata-se de uma rede de alta velocidade, que pode ser instalada em uma ampla área geográfica de até 50 km, o suficiente para interligar uma grande cidade.

Ao trabalhar com uma conexão MAN, você pode ter acesso para compartilhar informações instantaneamente. A segurança com a qual os dados são transmitidos é muito alta, muito mais do que as conexões de rede usuais.

Para que serve a rede MAN e como funciona?

Com as conexões de rede MAN, você pode compartilhar arquivos de dados, voz e vídeo instantaneamente, de um lugar para outro sem complicações. Essas conexões podem ser públicas e privadas, dependendo de seu projeto.

São ideais para empresas que lidam com informações confidenciais e não desejam a intervenção de terceiros. Isso se deve ao fato de que a segurança gerenciada pela rede MAN é muito alta e confiável.

Este sistema funciona por meio de cabos de fibra ótica ou múltiplos pares de cobre , que se encontram instalados em todo o território ao qual se deseja ter acesso a esta rede. Uma vez instalados, os computadores são conectados aos diferentes pontos de acesso.

Os dados que você deseja compartilhar viajam com total segurança pelo cabo até chegarem ao seu destino. Essas redes também estão conectadas a servidores que dão acesso à internet, dessa forma você pode acessar a web com muita facilidade.

Saiba +  Como pesquisar uma pessoa pelo nome e sobrenome na Internet?

A velocidade de navegação que é controlada por este sistema é muito alta. Se você trabalhar com uma conexão por meio de vários pares de cobre trançado, a velocidade pode ser de até 20 Mbit por segundo.

No caso de ter uma conexão a uma rede MAN através de fibra ótica, a velocidade de conexão pode ser de até 10 Gbit por segundo. O que o torna um dos sistemas interconectados mais rápidos conhecidos atualmente.

Vantagens e desvantagens da rede MAN

Entre uma das principais vantagens obtidas com a utilização de uma rede MAN, a segurança é muito alta. Além da velocidade com que os dados são compartilhados e a web é acessada, é uma das mais rápidas do mundo.

Por outro lado, nas desvantagens apresentadas por essas conexões, constatamos que existem muitas limitações no campo jurídico . Porque é quase impossível rastrear as informações que são transmitidas.

Existem também limitações quanto ao alcance máximo que uma rede MAN pode cobrir, não pode exceder 50 km. Os custos de design costumam ser muito altos, devido aos materiais.

Você também pode estar interessado em : O que são, para que servem e que tipos de redes de computadores existem? Entre outros tópicos relacionados. Tendo em conta que neste site poderá encontrar um vasto leque de artigos tecnológicos de grande relevância no nosso dia a dia.