O que são, para que servem e que tipos de redes de computadores existem?

O que são, para que servem e que tipos de redes de computadores existem?

novembro 5, 2021 0 Por Como Posso?

A grande diferença é que tanto o emissor quanto o receptor são computadores, e todo o processo é feito de forma digital. Embora não tenhamos conhecimento delas, as redes de computadores estão presentes em quase todos os aspectos de nossas vidas. Finalmente, é muito importante que você não confunda os tipos de redes com os principais serviços de rede que existem atualmente.

Para que servem as redes de computadores?

Essas conexões são usadas para compartilhar informações entre vários dispositivos. Na prática, quando muitos computadores estão conectados em uma rede, a comunicação é criada entre todos eles sem o uso de dispositivos secundários, como pendrives.

Que tipos de redes de computadores existem

As redes de computadores podem ser classificadas com base em muitas variantes, como sua conexão, topologia, grau de difusão, entre outras. No entanto, neste artigo iremos nos concentrar em uma das classificações mais utilizadas: com base em seu escopo ou cobertura .

Rede de área pessoal (PAN) – Rede de área pessoal

Essas conexões têm um alcance muito limitado e uma baixa taxa de transmissão de dados. Eles são usados ​​para comunicar dispositivos separados por alguns metros . Por esse motivo, eles não são capazes de conectar equipamentos que estão em salas ou edifícios diferentes. Ele tem uma variante sem fio chamada Wireless Personal Area Network (WPAN).

Pelas suas características, o uso principal das redes PAN e WPAN está voltado para o ambiente de uso doméstico e cotidiano. Por exemplo, ao conectar alto-falantes sem fio a um computador ou um SmartWatch a um celular, estamos na presença de uma rede WPAN. Neste outro artigo, mostraremos como criar uma rede WPAN .

Rede de área local (LAN) – Rede de área local

As redes LAN permitem a interconexão entre 2 ou mais computadores. Dependendo das capacidades dos componentes que constituem a conexão, as redes LAN podem ter um alcance de vários quilômetros , com taxas de transferência de até 1.000 Mbit / s. Portanto, é muito comum encontrar essas conexões em residências, instituições públicas, pequenos negócios e instituições de ensino.

Uma rede local sem fio (WLAN) é uma LAN sem fio. Isso permite a integração de muitos dispositivos de uma forma confortável e ordenada. Um exemplo do dia-a-dia é encontrado em escritórios, onde essa rede é usada para conectar vários computadores e transferir facilmente arquivos de um computador para outro sem usar um disco externo. Se você deseja saber mais sobre a rede local, recomendamos que você clique aqui .

Saiba +  Como evitar vírus Trojan para proteger meu computador?

Metropolitan Area Network (MAN) – Metropolitan Area Network

Uma rede MAN interconecta várias LANs em uma área geográfica próxima . Em geral, as operadoras são aquelas que possuem a infraestrutura necessária para realizar a interconexão.

Por outro lado, a distância pode representar um problema para a velocidade da conexão. Por esse motivo, os cabos de fibra de vidro são freqüentemente usados ​​para maximizar a eficiência da transferência de dados. Se quiser saber mais sobre o funcionamento da rede metropolitana, clique aqui .

Por outro lado, sua variante sem fio, Wireless Metropolitan Area Network (WMAN), é amplamente utilizada para fornecer uma conexão de Internet estável e eficiente para populações que não possuem a infraestrutura necessária.

Wide Area Network (WAN) – Wide Area Network

As redes WAN têm um alcance muito mais amplo, pois cobrem o território de muitos países ou continentes . Por esse motivo, em princípio, o número de redes locais (LANs) que podem ser interconectadas em uma WAN é ilimitado.

Devido ao seu tamanho, as WANs geralmente pertencem a uma empresa ou organização específica que oferece sua infraestrutura para outras empresas. Estes, por sua vez, cumprem o papel de fornecedores de Internet (como a Vodafone ) que disponibilizam a ligação a empresas e residências.

Rede de área global (GAN) – Rede de área global

É sobre a rede global de redes, ou seja, a própria Internet . No entanto, não se trata de uma ligação individual, uma vez que as empresas com presença em vários países também dispõem da sua própria rede de servidores.