O que é, para que serve e como funciona a World Wide Web?

O que é, para que serve e como funciona a World Wide Web?

dezembro 21, 2021 0 Por Como Posso?

A equipe de cientistas queria mostrar a documentação pela Internet e projetou um navegador com o nome de World Wide Web (WWW). A seguir, explicaremos em que consiste a World Wide Web, como ela funciona e como é útil no mundo de hoje.

O que é a World Wide Web – www?

World Wide Web ou www é uma rede mundial de sites que são mostrados aos usuários por meio de código HTML interpretado pelos principais navegadores (Chrome, Mozilla Firefox, Safari entre outros)

A World Wide Web comporta-se como um espaço virtual onde intervêm vários aspectos, entre os quais podemos citar: o navegador, o endereço URL e o código HTML.

O termo não é novo, pois começou a ser usado publicamente em 1991. Alguns anos depois, a tecnologia www se expandiu e se tornou popular no meio comercial. Atualmente, www é o principal meio de consulta às informações dos navegadores de internet para que possamos visitar uma página na web.

Para que serve a World Wide Web? www?

World Wide Web – www permite acesso a informações por meio de um software conhecido como navegador. Com a World Wide Web, usuários de todo o planeta podem consultar qualquer tipo de informação e manter contato com outros usuários independentemente de onde estejam.

Por meio da World Wide Web – www, é realizado um processo de intercâmbio informativo e interativo ; Isso tem permitido que a sociedade demonstre suas atitudes e conhecimentos por meio de ferramentas como a multimídia.

Como funciona a World Wide Web? www

Antes de começar a falar sobre WWW, é altamente recomendável que você saiba o que são e para que servem os protocolos de rede . Sem mais delongas, vamos falar sobre o tópico de hoje.

A World Wide Web – www atua como um protocolo de troca de informações ou interconexão de redes. Os sites gerenciados com www podem ser pesquisados ​​e exibidos graças ao protocolo Http (Hypertext Transfer Protocol). Este protocolo funciona como um sistema complexo que interconecta hipertexto e hipermídia .

Saiba +  Quais são as principais diferenças entre Internet, Intranet e Extranet?

A tecnologia www desenvolve três etapas para atingir seu objetivo: tradução, solicitação de HTML e renderização.

  1. Tradução: ao inserir a URL no navegador, ela é associada a um endereço IP através do Sistema de Nomes Domino ou DNS. Desta forma, a conexão entre o usuário e o site é estabelecida por meio de transferência de dados.
  2. Solicitação de HTML: nesta etapa o navegador faz uma solicitação para obter as partes da página web referentes a recursos como textos, áudios, gráficos, entre outros.
  3. Rendering: como a página web possui um código HTML, o navegador segue as instruções desse código e assim o site é montado de forma eficaz de forma a mostrar ao usuário um layout organizado do texto e das imagens.

Em qualquer caso, existem variantes, por isso é aconselhável saber a diferença entre o protocolo HTTP e HTTPS , para ampliar ainda mais as informações que acabamos de discutir.

Relevância da World Wide Web – www

Não há dúvida de que a internet é a aliada perfeita do www. Sua relevância o leva a fazer parte de uma tecnologia indispensável para o futuro da humanidade. Na verdade, o www tem permitido aos usuários ingressar no mundo das redes sociais e enviar informações pessoais.