O que é a ferramenta de diagnóstico de rede do Windows e para que serve?

O que é a ferramenta de diagnóstico de rede do Windows e para que serve?

abril 17, 2022 0 Por Como Posso?

Quando falamos da ferramenta de diagnóstico de rede do Windows, falamos de uma série de algoritmos e protocolos que o sistema operacional executa para tentar executar a solução imediata do problema que pode estar causando o problema mencionado.

Essa ferramenta vem por padrão no sistema. Portanto, você não precisa fazer uma pesquisa no Google para baixá-lo. Também poderíamos dizer que é o melhor, visto que outras opções não costumam ter sucesso na atividade e, portanto, culminam em perda de tempo.

Para que serve a ferramenta de diagnóstico de rede no Windows?

A função desta ferramenta, como o próprio nome indica, é executar um pequeno programa que começa a avaliar e revisar todos os componentes do sistema que estão relacionados à conexão com a internet . Resolvendo os problemas que impedem o acesso a ele.

Normalmente, após executá-lo, teremos acesso à internet novamente e, em casos contrários, ele apresenta uma série de opções pelas quais o usuário pode optar por corrigir o problema. Essas opções geralmente se concentram em problemas com o hardware do computador.

Como acessar a ferramenta de diagnóstico de rede do Windows?

Alguns usuários novatos costumam pensar que acessar essa ferramenta pode ser um processo muito tedioso, mas a realidade é completamente diferente. Visto que um dos acessos à ferramenta pode ser visualizado quando nosso navegador mostra falhas de rede.

Outra forma de acessar esta ferramenta é através do painel de controle do sistema operacional , que podemos localizar ao abrir o menu iniciar, na coluna da direita, na quinta opção de baixo para cima. Em seguida, acessamos a opção “Redes e internet” .

Na nova interface clicamos em “Centro de Rede e Recursos Compartilhados” , depois selecionamos a opção “Solucionar Problemas” e depois escolhemos “Conexões de Internet” . Após a última opção, o sistema iniciará automaticamente a execução do diagnóstico.

Saiba +  Como configurar o BIOS do meu computador para um melhor boot do Windows?

Quais são os problemas ou causas mais comuns de um computador quando ele não se conecta à Internet?

Existe um número considerável de problemas que impedem o acesso à Internet, entre os mais comuns está a desconfiguração dos navegadores . Normalmente associado a quando pessoas sem experiência em navegar na internet, elas tendem a movimentar algumas opções, de forma não intencional.

Outro problema comum é a infecção do computador com um vírus de computador, isso ocorre porque alguns desses programas maliciosos vazam em nosso sistema para essa finalidade específica. Outro caso comum é o desligamento do cabo do equipamento, cuja solução é reconectá-lo.

Em suma, são muitos os motivos para conhecer a ferramenta, pois embora o problema possa enganar e parecer um pouco minúsculo, as repercussões podem ser enormes. E, portanto, aprender sobre as causas não faz mal para ele nem para os usuários.

Você também pode estar interessado, Como resolver problemas de conexão de rede em meu PC com Windows? entre outros tópicos relacionados. Levando em consideração que neste site você pode obter uma ampla gama de diferentes tópicos tecnológicos de grande importância na atualidade.

Finalmente, esperamos que este artigo tenha ajudado você. No entanto, gostaríamos de saber sua opinião. Você usou a Ferramenta de diagnóstico de rede? Você acha que esta ferramenta é útil? Deixe-nos suas respostas nos comentários.