Como abrir a porta no Firewall para Área de Trabalho Remota do Windows?
fevereiro 14, 2022Falaremos sobre o Firewall e como você pode usar esta ferramenta como chave de segurança para sua rede de Internet. Com esse conhecimento de seguro, você pode proteger seu sistema de qualquer ameaça externa que possa infectar seu computador pessoal. No link a seguir desenvolvemos um pouco esse tópico: O que são firewalls, para que servem e como funcionam? – Firewall
Qual é a porta padrão do seu desktop?
A porta é um código de computador, o TCD-3389 que está integrado ao servidor Windows por padrão e é responsável por receber links de rede. Este recurso de computador não é muito seguro, mas ao alterar sua configuração original, você estará melhor protegido de qualquer ataque que possa ser lançado.
Definir a porta padrão também é muito útil se você deseja conectar vários servidores ou computadores a um servidor principal. Com esta nova configuração você poderá executar comandos ou instruções remotamente em qualquer PC conectado à rede.
Antes de prosseguirmos para o guia, é bom lembrá-lo de fazer uma cópia de backup do registro da porta. Assim, você pode restaurá-lo caso ocorra algum problema durante o processo de configuração.
Passos para configurar a porta no Firewall
Muito bem, vamos começar com o guia, vamos mostrar os passos a seguir para configurar sua porta no Windows 10, mas os passos são muito semelhantes para outros sistemas Windows. Você também deve estar conectado à Internet o tempo todo durante o processo e siga nossas etapas cuidadosamente.
Para Windows 10
Passo 1
Entre no painel de controle , vá até a lupa e anote.
Passo 2
Uma vez dentro das opções do Painel de Controle você irá ao topo onde está o mecanismo de busca e digite “Firewall” e aparecerá a opção “Firewall do Windows”.
etapa 3
Dentro dessa opção, você entrará na seção “Configuração avançada” e nas opções que aparecerem, você clicará nas regras de entrada.
Passo 4
Em seguida, vá para a opção “Nova Regra” para abrir o novo assistente de regra de entrada. Então no assistente escolhemos a opção “Porta” e então uma janela se abrirá perguntando se esta regra se aplica a TCP ou UDP, você escolhe a opção TCP.
Etapa 5
Então na mesma janela haverá outra opção que irá perguntar se a regra se aplica a todas as portas locais ou a uma específica, você deixa marcada em “Permitir conexão seguida” . Em seguida, especifique em quais perfis a regra será aplicada, se Público ou Privado, escolha também o nome e a porta da nova regra.
Etapa 6
Depois de concluir todas essas etapas, você retornará ao menu de regras de entrada , a próxima coisa seria retificar se a regra foi salva corretamente, então selecione o nome da porta que você criou para retificar que está tudo bem.
Agora proceda à criação de uma nova, ali mesmo selecione a opção “Nova regra” e ative a opção “Porta” e onde diz “porta específica” digite o número 21.
Etapa 7
Em seguida, marque a caixa “Bloquear conexão” e em Domínio escolha Público e Privado. Após escolher a opção, o sistema solicitará que você insira novamente o nome da regra e a porta, que é o número 21.
Etapa 8
Por fim, clique em aceitar e na janela que aparecerá a seguir, deverão estar as 2 novas regras que fizemos, uma ativa e outra bloqueada.
Você já sabe como configurar sua porta no Firewall. Você também pode aprender a permitir ou bloquear um programa no Firewall do Windows 10.
Se você quiser melhorar ainda mais a sua segurança, consulte este artigo sobre Como configurar e melhorar a segurança da conexão de um roteador Wifi? pode ser útil para você.