Função IF no Excel O que é?

Função IF no Excel O que é?

novembro 7, 2021 0 Por Como Posso?

O Excel tem centenas de opções projetadas para uma infinidade de tarefas diferentes, muitas delas podem ser usadas facilmente pelos usuários, enquanto outras são um pouco mais complicadas. Uma delas é a função Sim. Então, qual é a função if no Excel? Para que serve? e como é usado?

Vamos responder a todas as perguntas anteriores neste espaço, se você tiver dúvidas sobre a muito útil função Sim do Excel, este é o lugar certo. Aqui vamos esclarecer os princípios básicos que você deve saber para dominar esta ferramenta útil.

A função If do Excel é uma das mais conhecidas entre as centenas de opções que este programa da Microsoft permite utilizar. Mesmo assim, é também uma das funções que mais geram dúvidas nos usuários iniciantes.

Vamos tirar essas dúvidas hoje. Por outro lado, é importante destacar que também recomendamos aprender a usar a função add do Excel, outra ferramenta essencial para se iniciar neste programa de automação de escritório.

O que é a função If no Excel?

A função If é uma função do tipo lógico presente no programa Excel da Microsoft. Em suma, poderíamos determinar que esta função nos mostrará um resultado em relação aos dados expostos, um resultado que definimos como Verdadeiro ou Falso.

Um dos pontos mais interessantes desta função é que nos permite de uma forma muito simples mostrar se um dado presente numa mesa de trabalho cumpre as condições para mostrar um ou outro fator.

Caso ainda tenha dúvidas em relação a estes tipos de funções, recomendamos que leia esta informação sobre o que são e como realizar funções lógicas no Excel, um guia que muito possivelmente o orientará da melhor forma em relação a este recurso de escritório.

Para que serve a função If no Excel?

Em sua simplicidade, esta função interessante pode ser usada em uma infinidade de circunstâncias diferentes. Sendo adequado para administradores de empresas, professores e até mesmo para aqueles usuários que desejam controlar despesas.

Para explicar o valor desse excelente recurso do Excel, é melhor sugerir algumas situações em que ele possa ser muito útil.

Utilidade da função SI para professores

A função If é uma das preferidas dos professores, pois permite mostrar com muita facilidade se um aluno foi aprovado ou reprovado, se entregou ou não um trabalho, entre outras opções úteis para o ensino.

Ainda em relação a esta utilidade, é conveniente saber obter o total e o subtotal no Excel, utilidade que não só servirá para o ensino mas também para qualquer trabalho que requeira cálculos rápidos.

Como você usa a função If no Excel?

A forma de usar a ferramenta é muito simples, basta ter muita clareza sobre o que deseja fazer com a função. Nesse caso, digamos que queremos definir o status de aprovado ou reprovado, algo que um professor usaria de forma consistente.

Saiba +  Como adicionar e subtrair datas no Excel - adicionar e subtrair dias, meses e anos

Primeira parte

  • Antes de mais nada, é necessário ter uma mesa funcional, por isso este tutorial foi pensado para quem quer melhorar a interface de seus espaços de trabalho. Não se preocupe, se você é um novato, pode visitar nosso site para encontrar os melhores tutoriais.
  • Bem, de posse de nossa tabela de notas, passaremos a usar a função If. Para fazer isso, selecione um local na tabela onde deseja que a resposta Aprovado ou Reprovado seja refletida .
  • Estando nessa linha, vá em Fórmulas ou Inserir função e procure a opção SIM, clique nessa função. Onde três opções aparecerão Logical_test, Value_if_true e Value_if_false.
  • No Teste Lógico é onde estará a fórmula a ser usada. No nosso caso, basta clicar na tabela onde está a nota total do aluno, isso será refletido na Prova Lógica.
  • Supondo que as notas tenham pesos de 1 a 10, onde 5 é aprovado, devemos fazer o seguinte: Tendo indicado a linha de notas total, localizada por exemplo em D3, a fórmula deve ser a seguinte D3 <5.

Segunda parte

  • Valor se verdadeiro, neste lugar definiremos o valor se a fórmula anterior for verdadeira. No nosso caso seria Reprovado, desta forma determinaremos que qualquer valor inferior a 5 será classificado como Reprovado.
  • Se em Valor for falso, basta colocar Aprovado, isso significa que qualquer valor igual ou superior a 5 será determinado como Aprovado.

De modo geral, essa é a maneira de trabalhar com a função Si. Não precisa ser necessariamente uma função para determinar se um aluno foi reprovado, na verdade, você pode usá-lo para todos os tipos de funções, por exemplo, para estabelecer que um resultado é insatisfatório e não atende (ou cumpre) o que é necessário.

A função Si pode ser complicada para iniciantes, mas é inegavelmente muito útil. Em qualquer caso, se houver problemas lógicos, é altamente recomendável usar a função SI.ND e ESNOD e descobrir se uma célula possui um erro de valor, determinando uma fórmula da forma mais correta possível.