Diferenças entre USB 2.0 e USB 3.0?

Diferenças entre USB 2.0 e USB 3.0?

novembro 9, 2021 0 Por Como Posso?

Universal Serial Bus ou simplesmente pela sigla USB, é um canal com sistema digital que permite a transferência de dados entre dispositivos. Foi desenvolvido por um grupo de empresas como Intel, IBM, Microsoft e outras empresas, foi lançado no mercado em 1996.

Hoje em dia a maioria das pessoas transfere documentos e arquivos através desses pendrives, e é muito fácil  conectar um pendrive a um telefone celular para transferir arquivos. 

Possui padrão estrutural para cabos, conectores e protocolo de comunicação, cumprindo assim seu objetivo de interface de forma excepcional. Sejam eles computadores, dispositivos periféricos ou dispositivos eletrônicos, através do USB há conexão e comunicação contínua entre eles.

Capaz de fornecer corrente elétrica e, desta forma, carregar dispositivos sem a utilização de agente externo aos envolvidos. Possui tecnologia Plug & Play, ou seja, quando um dispositivo for conectado, o procedimento será ativado automaticamente.

Diferenças entre USB 2.0 e USB 3.0

Na versão 2.0, a direção da transferência é unilateral , as informações são recebidas ou enviadas, mas não pode ser feito simultaneamente. No entanto, a versão 3.0 possui uma direção de transferência bidirecional, permitindo que os dois processos sejam executados ao mesmo tempo.

A velocidade de transferência do 2.0 é de até 480 Mbit / s (60 MB / s), Alta Velocidade, cuja taxa real é de 280 Mbit / s (35 MB / s). No 3.0 apresenta um de até 4,8 Gbit / s (600 MB / s), SuperSpeed.

A fonte de alimentação 2.0 é de 500 mA, enquanto a versão 3.0 é de 900 mA. No USB 2.0 existe um cabo de quatro linhas, dois para dados e dois para alimentação. O 3.0 possui um cabo de nove linhas, para otimização .

Tipos de conectores

Por outro lado, quantos tipos de conectores existem? Quais versões usam esses conectores? Aqui, mostraremos cinco tipos deles:

  • USB Tipo A: Usado por USB versões 1.0, 2.0, 3.0 e 3.1. Na versão 3.0 ele se diferencia por uma aba azul dentro, caso não tenha, sua velocidade é menor.
  • USB tipo B: normalmente usado em impressoras ou scanners. Existem dois tipos, um para as versões 1.0 e 2.0 e outro para 3.0 com sua respectiva cor azul no interior.
  • USB Tipo C: Última geração por ser reversível, você pode conectar dispositivos em ambos os lados sem nenhum problema, utilizado no 3.0 e 3.1.
  • Mini USB: comumente usado em câmeras e dispositivos móveis , o mini A ou o mini B são compatíveis com as versões 1.0 e 2.0.
  • Micro USB: Entre os mais utilizados em aparelhos pequenos, se for micro AB é para 1.0 e 2.0, e se micro B é funcional para 1.0 e 0.2.
Saiba +  Como definir papéis de parede que mudam sozinhos - Muito fácil

Para 3.0 e 3.1, o último muda um pouco de forma e o azul está sempre presente em seu interior.

 O que é melhor na versão de velocidade 2.0 ou 3.0?

Como vimos anteriormente nas diferenças entre essas duas versões do padrão USB, há uma grande diferença em termos de velocidade. O que torna a versão 3.0 digna de nota por ter uma velocidade superior à da versão 2.0 é a tecnologia SuperSpeed.

Além disso, deve-se à inclusão de mais cinco contatos em sua estrutura, permitindo assim um aumento no desempenho da versão. Já que dois de seus cabos são usados ​​para receber informações, outros dois para enviá-las e os outros cinco para fornecer corrente elétrica.

Portanto, coloque-se à prova! Aplique o que aprendeu hoje, veja se consegue diferenciar as portas USB dos seus dispositivos.

Por outro lado, se você deseja copiar vídeos de um DVD de seu pendrive USB, este artigo lhe interessa. Continue aprendendo tudo relacionado às portas USB e descubra como você pode acessar a unidade conectada à porta USB do seu roteador.