O que é ROM e para que serve, como funciona e que tipos existem?

O que é ROM e para que serve, como funciona e que tipos existem?

março 26, 2022 0 Por Como Posso?

Portanto, convido você a continuar lendo esta seção maravilhosa, para que possa aprender para que serve a ROM, sua função e muito mais.

Para que serve?

Quando em computação falamos em memória ROM, nos referimos a um tipo de armazenamento para telefones celulares, computadores e outros dispositivos eletrônicos, que é responsável pelo acesso de leitura. Daí a premissa Memória ROM somente leitura: o que é e para que serve? Como funciona e que tipos existem?

Isso significa que ele pode hospedar informações, o usuário pode recuperá-las, mas não pode intervir ou modificar seu conteúdo.

Este dispositivo é de vital importância, a memória ROM é usada para iniciar o sistema operacional em dispositivos eletrônicos.

Quando você pressiona o botão iniciar do seu dispositivo eletrônico, a memória ROM permite que o programa inicial inicie corretamente e, em seguida, inicie o sistema.

Os dados são armazenados na memória ROM. Uma vez que o sistema ROM não permite que os dados sejam modificados, ele é usado para salvar alguns dados.

 

Geralmente, os fabricantes salvam operações lógicas e matemáticas, informações técnicas do produto, tabelas de consulta, entre outros.

Ele também é usado para armazenar o software do produto. Na década de 1980, as empresas que fabricavam computadores armazenavam software em ROM para que as pessoas não pudessem acessá-lo.

De forma que eles não pudessem fazer modificações ou alterações que pudessem interromper o uso de qualquer recurso, ou danificar completamente o dispositivo.

Atualmente, a memória ROM é utilizada para salvar os sistemas operacionais de boot, ou alguma outra função básica, por exemplo, o Setup, o BIOS, o Post, entre outras.

Tipos de ROM e suas funções

Por sua vez, deve ficar claro qual é a diferença entre RAM e ROM e quais os tipos existentes entre as duas, a fim de evitar confusão a respeito deste tutorial.

Como a maioria dos dispositivos eletrônicos, com o passar do tempo eles evoluem e melhoram suas características físicas e técnicas.

Saiba +  Como montar um PC para jogos barato por peças e configurá-lo para ser rápido?

No caso da ROM, o mesmo também aconteceu. Com o passar dos anos, eles evoluíram melhorando sua função.

ROM

É uma das primeiras memórias já feitas . É conhecida como memória não volátil, pois ao desligar o aparelho não perde as informações que contém.

Portanto, esse tipo de memória tem a capacidade de funcionar ( armazenar informações ) sem a necessidade de receber corrente elétrica.

O OTP ou PROM

É uma memória programável de tipo digital que necessita de um dispositivo denominado PROM para poder receber a escrita.

 

Esta memória PROM só pode ser programada uma vez, pois cada unidade de memória requer um pequeno fusível que queima ao ser gravada.

A EPROM

A memória EPROM pode ser apagada somente para leitura e pode ser programável. É basicamente uma memória PROM com a capacidade de apagar informações por meio da luz ultravioleta.

Você também pode apagar as informações quando exposto a níveis de voltagem muito altos , para que possa apagar suas informações e realizar uma substituição.

EEPROM

A EEPROM é uma memória somente leitura que pode ser apagada e reprogramada eletricamente. É uma modificação da memória EPROM que não precisa de luz ultravioleta para apagar o conteúdo de seu interior.

Pode ser reprogramado por meio de seu próprio circuito , de forma que tenha acesso aos bits que possuem a informação individualmente.