Estações de trabalho: o que são e para que servem?

Estações de trabalho: o que são e para que servem?

fevereiro 15, 2022 0 Por Como Posso?

Do conforto ao uso das ferramentas adequadas, esses são aspectos importantes que devem ser levados em consideração para garantir que os membros de uma equipe de trabalho trabalhem com eficiência.

Nesse sentido, o uso correto das estações de trabalho pode resultar em múltiplas vantagens, tanto para sua empresa quanto para seus funcionários.

Continue lendo o artigo onde você encontrará as funções dessas úteis ferramentas e o ajudará a escolher a mais adequada para o seu caso.

O que é uma estação de trabalho?

Na computação, os computadores de alto desempenho são conhecidos como estações de trabalho ou estações de trabalho que são utilizadas para realizar qualquer tipo de trabalho técnico ou científico.

Embora possam parecer um computador normal ou comum, ele apresenta diferenças claras. Por exemplo, as estações de trabalho normalmente têm muito mais memória e capacidade de processamento do que um PC de mesa .

Além disso, apresentam, dependendo da finalidade para a qual é utilizado, características especiais de áudio, vídeo ou armazenamento não tão comuns em computadores pessoais. É fácil ver ou saber a capacidade de armazenamento de um PC ou disco rígido.

Da mesma forma, essas Estações de Trabalho costumam fazer parte de uma rede que compartilha uma grande unidade de armazenamento , a fim de compartilhar arquivos e pastas de informações com toda a equipe de trabalho.

Essas peculiaridades tornam os dispositivos de estação de trabalho mais caros do que um computador pessoal ou desktop.

Muitas empresas de informática especializadas oferecem o equipamento necessário para estabelecer estações de trabalho, incluindo a Intel , que oferece uma ampla gama de opções.

Funções de uma estação de trabalho

Uma estação de trabalho oferece a seu operador o poder de processamento e outros recursos necessários para realizar uma atividade específica.

Cada uma das estações está conectada a uma rede de trabalho, o que permite que cada membro da equipe trabalhe no mesmo projeto de acordo com a especialidade que desempenha.

Esta rede é gerida por um administrador que determinará a forma como serão transmitidas as informações necessárias e a utilização dos equipamentos ligados à rede.

Tipos de estações de trabalho e seus usos

Dependendo das necessidades e especificações de uma empresa, um determinado tipo de estação de trabalho pode ser escolhido, entre os quais estão supercomputadores, mainframes, minicomputadores e microcomputadores

Saiba +  Como saber ou medir a temperatura da CPU do meu computador em Windows, Linux e MacOS?

Supercomputadores

Os supercomputadores são equipamentos de informática cuja capacidade estimada é muito maior do que os computadores normais, portanto, são usados ​​para fins específicos, como pesquisas científicas.

Devido ao seu alto consumo de energia elétrica e calor gerado, exige que o local onde se encontra atenda a requisitos ambientais específicos.

Mainframes

Os mainframes são computadores potentes e grandes que permitem o processamento de grandes quantidades de dados, geralmente são bastante complexos.

Esse tipo de equipamento é utilizado em empresas como bancos, que manipulam grande quantidade de dados devido às transações realizadas diariamente por seus clientes.

Minicomputadores

Os minicomputadores são dispositivos cujos tamanhos podem variar de acordo com gosto e finalidade. Seu poder de processamento é menor em comparação com mainframes e eles são usados ​​como terminais conectados a um servidor.

No entanto, eles ainda são dispositivos de alto desempenho capazes de processar simultaneamente várias tarefas. Geralmente é usado em setores que requerem grandes bancos de dados.

Microcomputadores

Esses computadores geralmente são desktops e o poder de processamento é inferior ao de um minicomputador. Destina-se a ser usado por uma pessoa.

E devido à sua configurabilidade , cada um pode ser customizado de acordo com o tipo de trabalho de cada usuário.

Conhecer o uso e as funções das estações de trabalho facilitará a implementação de sua utilização em seu ambiente de trabalho e, assim, melhorará o desempenho de sua empresa.

Convidamos você a continuar aprendendo sobre tecnologia visitando o artigo Para que serve o protocolo do modelo OSI, como funciona, características e suas camadas?