O que são discos ópticos e para que servem?

O que são discos ópticos e para que servem?

outubro 25, 2021 0 Por Como Posso?

Os discos ópticos são classificados em:

  • Somente leitura ou somente leitura , o que significa que você não pode salvar informações nele.
  • Graváveis ​​ou graváveis , são aqueles que permitem fazer uma gravação, apenas uma vez.
  • Regablables ou regraváveis , esses tipos de discos permitem que você armazene informações mais de uma vez. As informações anteriores são substituídas antes de armazenar as novas.

Tipos de discos ópticos

Desde sua existência, os discos ópticos passaram por modificações que mudaram sua capacidade de armazenar informações ao longo do tempo. A partir daí, surgiram diferentes tipos que são:

CD

O disco compacto, também conhecido como CD-ROM , é a unidade de armazenamento mais básica na família dos discos ópticos. Qualquer tipo de informação pode ser armazenado, mas o uso geral que teve em seus primórdios foi para armazenar arquivos de áudio .

DVD

O Digital Versatile Disc tem maior capacidade de armazenamento do que seu antecessor, o CD. Eles foram criados com a intenção de substituir o formato VHS para armazenamento de arquivos em formato de vídeo, portanto, inicialmente sua sigla significava Digital Video Disk.

A capacidade de armazenamento do DVD varia entre 4,7 GB e 17,1 GB , que são as conhecidas frente e verso. A tecnologia de laser vermelho é necessária para ler ou gravar um disco em formato DVD.

HD DVD

Este formato estava um pouco atrasado, até um pouco depois do Blu-Ray. É a versão melhorada do DVD ou como o nome indica é o mesmo padrão, mas em alta definição. Sua capacidade de armazenamento é entre 15 GB e 45 GB para o tipo de disco de dupla face da empresa Toshiba.

Ele usa tecnologia de laser azul para sua operação e foi implementado por várias empresas, como Microsoft e Toshiba. Apesar de ter sido amplamente aceito por muitas empresas, não é tão popular quanto o Blu-Ray. 

Saiba +  Como atualizo os drivers da placa gráfica do meu PC?

Blu-ray

É o tipo de disco padrão usado para armazenar arquivos de vídeo de alta resolução. Desenvolvido pela Blu-ray Disc Association, tem capacidade de armazenamento de 25 GB, enquanto a camada dupla pode ir até 54 GB.

Muitas empresas decidiram desenvolver melhor essa tecnologia, como a empresa Pioneer que desenvolveu um disco Blu-ray de 20 camadas que pode armazenar até 500 GB . Embora eu indique que não é compatível com leitores de Blu-ray padrão que usam o mecanismo de leitura de laser azul.

UMD

Universal Media Disc ou disco de mídia universal foi criado pela empresa Sony para ser usado em seu console de videogame portátil PlayStation PSP . O disco é muito pequeno em comparação com outros discos ópticos e é usado para armazenar jogos.

Benefícios do uso de discos ópticos

  • São feitos de um material resistente e de fácil manuseio. Portanto, se forem tratados adequadamente, podem durar até anos.
  • Permite que você armazene quase qualquer formato de arquivo.
  • São fáceis de transportar devido ao seu tamanho e peso.
  • É o seu tipo de unidade de armazenamento barata em comparação com um disco magnético ou uma unidade removível .