Como posso saber qual programa torna o computador lento?

Como posso saber qual programa torna o computador lento?

janeiro 13, 2022 0 Por Como Posso?

Ao conhecer o desempenho do PC usando o comando WinSAT, você pode concluir que é urgente limpar, otimizar e acelerar o Windows 10 PCs.

Os novatos em informática estão começando a se perguntar se eles já precisam de um novo computador ou talvez ainda haja esperança e eles podem chamar um técnico que irá atualizar tudo o que precisa ser atualizado.

Felizmente, existem maneiras mais fáceis de acelerar o desempenho do computador, e não é preciso ser um gênio da informática para saber como consertar um computador lento.

Você só precisa saber quais ferramentas usar. Portanto, aqui lhe daremos algumas dicas para fazer seu PC funcionar como novo.

 

Classificar itens de inicialização e sistema operacional

Um bom lugar para começar a saber qual programa deixa seu computador lento é com os aplicativos que estão sendo executados em sua máquina e aqueles que estão tentando carregar ao mesmo tempo que sua versão do sistema operacional Windows ou MacOS.

Para isso, precisamos do Gerenciador de Tarefas no Windows ou do Monitor de Atividades no MacOS.

O Gerenciador de Tarefas, que se tornou muito mais fácil de usar e útil ao longo dos anos, pode ser encontrado clicando com o botão direito em uma parte em branco da barra de tarefas e escolhendo Gerenciador de Tarefas.

No macOS, inicie o Spotlight (Ctrl + Espaço), digite”Activity Monitor” e selecione-o quando ele aparecer.

Em ambos os utilitários, você pode ver exatamente para onde estão indo seu tempo de CPU, ciclos de disco e RAM, portanto, fique atento aos malfeitores que consomem mais recursos do sistema do que deveriam.

Espaço no disco rígido, falha no disco rígido

Se você estiver com pouco espaço no disco rígido, seu sistema operacional não ficará satisfeito com isso e você poderá ver uma lentidão geral ao trocar de arquivos para tentar corrigir o problema.

Outra maneira de descobrir qual programa está deixando seu computador lento é verificar o problema no Armazenamento do Sistema no aplicativo Configurações do Windows ou escolhendo Sobre Este Mac no menu Apple no MacOS.

Saiba +  Como fazer chamadas de voz do meu PC Windows ou MacOS?

Não há truques mágicos para obter mais espaço em seu disco local: é apenas uma questão de excluir arquivos e aplicativos que você não precisa mais.

Os principais candidatos para remoção podem ser qualquer coisa que você tenha feito backup em outro lugar (como filmes ou fotos do iTunes), bem como programas que você não usa há meses (ou anos).

Windows e MacOS estão prontos para ajudar, se necessário. Procure no Windows por” Limpeza de disco” para identificar os arquivos que podem ser excluídos com segurança.

E clique no botão Gerenciar na caixa de diálogo Sobre este Mac no macOS para limpar a bagunça e talvez mover alguns de seus arquivos para o iCloud.

 

Se todo o resto falhar…

Sempre há um ou dois aplicativos de terceiros para ajudá-lo a limpar: aplicativos como CCleaner (Windows e macOS), System Mechanic (Windows) ou CleanMyMac (macOS) podem ajudar a resolver esse tipo de problema.

Essas ferramentas automatizam muitos dos processos sobre os quais já falamos e fornecem uma interface fácil de usar para gerenciar tudo também.

Tudo isso deve fornecer algumas dicas para identificar as fontes de lentidão em seu computador. Se mesmo isso não ajudar, e seu computador não for terrivelmente velho, nada se compara a uma reinstalação limpa, seja no Windows ou MacOS.