Como posso saber o modelo da minha placa-mãe que instalei no meu PC com Windows?

Como posso saber o modelo da minha placa-mãe que instalei no meu PC com Windows?

dezembro 17, 2021 0 Por Como Posso?

Componentes como RAM, processador , placa de vídeo , portas para teclado, mouse, monitor podem variar dependendo das características de sua placa-mãe.

Modelos de placa-mãe

Existe uma grande variedade de placas-mãe para instalar em um computador, sendo um grupo específico que se posiciona como as mais comuns do mercado. Se você está pensando em construir um computador do zero, deve ser claro sobre o modelo da placa a ser usada:

  • E-ATX : Este é um dos maiores formatos que existe em termos de placa-mãe, tem dimensões de 305 x 330 mm, além de abundantes slots para instalação de memória RAM e placas gráficas.
  • ATX : Este formato está presente no mercado de informática desde 1995. É uma das placas-mãe mais utilizadas, possui dimensões de 305 x 224 mm. É considerado um dos mais completos graças aos seus 7 slots de expansão e 4 slots disponíveis para a instalação de memória RAM.
  • Micro ATX : Este formato tem dimensões menores que os dois anteriormente especificados, contando com 244 x 244 mm, são ideais para computadores destinados a tarefas de escritório, já que não precisariam de muitos slots de expansão, placas gráficas.

Como saber o modelo da placa-mãe do meu PC?

Se, por outro lado, você deseja se aprofundar no conhecimento sobre o seu computador e, portanto, deseja saber que tipo de placa-mãe ele possui , deve conhecer as diferentes alternativas para isso.

De maneira tradicional

Uma das diferentes alternativas que você tem para conhecer o modelo de sua placa-mãe é através da inspeção física de sua CPU. Para fazer isso, você deve:

  • Desligue seu computador.
  • Desconecte-o da fonte de alimentação.
  • Desparafuse e remova uma das tampas da CPU .

Ver o modelo da sua placa-mãe desta forma pode ser difícil, então arme-se com uma lanterna para que você possa vê-la.

Saiba +  Quais são as diferenças entre os processadores para PC de 32 bits e 64 bits?

Console do Windows

Não é necessário cumprir aquele tedioso protocolo ou baixar programas para conhecer a placa-mãe do seu computador, se você pode usar este método. Para usar o console , você terá que:

  • Pressione as teclas Windows e R juntas.
  • Uma janela aparecerá na qual você digitará cmd.
  • Pressionar “enter” abrirá o console de comando.
  • Digite o comando wmic baseboard get product, manufacturer, version, serialnumber (é muito importante que seja escrito da mesma forma como mostrado).

Desta forma, o Windows fornecerá o modelo da placa-mãe que você tem em seu computador . Porém, para saber as especificações dele, você terá que pesquisar na web.

Informação do sistema

Esta é mais uma ferramenta que seu computador possui e, para acessá-la, você terá que repetir o primeiro passo da alternativa anterior. Neste sentido:

  • Pressione as teclas Windows e R.
  • Na janela, desta vez, você digitará msinfo32
  • No momento de pressionar «enter», será aberta uma janela que apresentará o modelo da placa-mãe do seu computador.

Como o procedimento anterior, não oferece mais detalhes sobre as especificações da placa, mas é, sem dúvida, a maneira mais fácil de conhecer o modelo.

Por meio de programas

Caso essas alternativas sejam insuficientes, existem alguns programas altamente recomendados para esse tipo de ação: CPU-Z e Speccy , esses programas gratuitos com interface simples fornecerão informações sobre a placa-mãe.