Como preencher ou carregar os dados de um intervalo da planilha do Excel em um vetor
maio 28, 2023Neste aspecto mais uma vez a linguagem Visual Basic se destaca e é a que permite este tipo de configuração e transferência de dados.
Definição de vetor baseada em Visual Basic
Antes de trabalhar com vetores, você deve primeiro aprender o que são e como são usados . Os vetores são popularmente conhecidos como listas que contêm dois ou mais números que podem ser alinhados em uma linha ou coluna.
Na terminologia do Visual Basic, como arrays, eles são chamados de ” Arrays ” ou ” Arrays ” que também têm dimensões diferentes e cujas operações matemáticas podem ser realizadas dependendo de certos parâmetros.
Esses Arrays são conhecidos como vetores dinâmicos, pois a durabilidade dos dados não é conhecida, razão pela qual esses vetores podem ser redimensionados.
Uma característica deste tipo de organização é que permite armazenar vários conjuntos de valores, em forma de lista, que pertencem a um mesmo tipo de dados.
Método para carregar dados de um intervalo para um vetor
Usando o Microsoft Excel 2013, existem duas maneiras de carregar os valores no vetor. Neste primeiro método, a transferência de dados será realizada através de um intervalo específico.
Esses vetores são declarados de maneira diferente do normal por meio do Visual Basic, porque você não sabe a quantidade de dados que está dentro do intervalo que usará.
Da mesma forma, o tamanho ou parâmetro dos intervalos não podem ser definidos para serem usados como uma variável de índice porque o programa não permite esse estilo de operações.
A solução para este fator é declarar o vetor como um intervalo fixo , de forma que os dados possam ser carregados através do código da macro.
Comece indo para a guia ” Desenvolvedor ” para localizar o botão ” Editor do Visual Basic ” e inicie um novo ” Módulo ” em seu livro de projeto.
Adicione o título da macro com a qual você iniciará a codificação e declare o vetor que você usará como ” Intervalo “, para que o Excel saiba que ele conterá um intervalo de células.
A variável ficará encarregada de conter o valor da última posição do intervalo, portanto, se você continuar adicionando valores ao campo estabelecido, ela sempre pegará o último deles.
Para isso, deve-se declará-lo como ” Inteiro ou Inteiro “, somando o cálculo da última linha do intervalo com o código da variável padrão para vetores conhecidos como ” PreviousVariableName = sheets (” Sheet1 “). Range (” A ” & linhas .Count) .end (xlup) .row “.
Agora, consegue carregar os dados de uma faixa para um vetor através do termo “ Set ” determinando o valor da última linha do campo.
Para que um determinado valor seja mostrado, basta escrever a posição em que ele se encontra e terminar de salvar o código. Ao minimizar o editor, uma janela deve aparecer com o valor que foi configurado no vetor.
Código macro do processo
Public Sub loadVector ()
Dim vector1 como intervalo
Dim Last Row As Integer
LastRow = Sheets (“Sheet1”) .Range (“A” & Rows.Count) .End (xlUp) .Row
Definir vetor1 = intervalo (“A1: A” & lastRow)
MagBox vector1 (5)
End Sub
O segundo método difere do anterior em que em vez de definir um início de intervalo e uma última linha, os dados no intervalo são realmente definidos por meio de uma seleção de hachura.
Em relação à codificação, os termos que variam de ” Dim lastFila … ” a ” Definir vetor1 … ” seriam eliminados para ler da seguinte forma:
Public Sub loadVector ()
Dim vector1 como intervalo
Definir vetor1 = Intervalo (Selection.Address)
MagBox vector1 (2)
End Sub
Desta forma, o valor localizado na segunda célula que está dentro do sombreamento feito durante a codificação da macro será exibido na janela de vetor .
Se você já carregou os dados de um intervalo em um vetor, pode estar interessado em carregar os valores do vetor em um objeto CombBox , para tornar mais fácil a leitura e simplificar os dados que possui. O ComboBox pode ser configurado para evitar a repetição de dados.