Como consolidar dados no Excel de várias planilhas em uma – passo a passo

Como consolidar dados no Excel de várias planilhas em uma – passo a passo

janeiro 27, 2023 0 Por Como Posso?

Esta ferramenta oferecida pelo Microsoft Excel é uma forma de combinar dados de células que se encontram em diferentes planilhas de um arquivo Excel ou em diferentes livros, permitindo agrupá-los e obter um resumo de todas as informações. Esta é uma ferramenta extremamente útil no nível contábil.

Consolidar dados no Excel

Como usar?

Um aspecto importante, antes de entrar totalmente no que é a manipulação desta ferramenta, é que o Excel, para este tipo de ações requer que as tabelas que se deseja agrupar sejam as mesmas. A única coisa diferente entre eles devem ser os dados.

  1. Crie uma nova planilha dentro do arquivo Excel.
  2. Vá para a guia Dados da sua faixa de opções .
  3. Localize a opção Consolidar .
  4. Uma caixa aparecerá com diferentes listas suspensas.
  5. Na primeira lista, você vai escolher o conceito com o qual deseja trabalhar. Soma, porcentagem, contagem, mínimos, máximos, etc. Nesse caso, escolheremos a opção de soma.
  6. A próxima seção,  Referência , leva em consideração a localização dos dados que você vai usar.
  7. Vá até a planilha e selecione os dados que você levará em consideração para o agrupamento e clique em adicionar.
  8. Repita o procedimento para a outra planilha que contém os dados que deseja adicionar.

Procedimento final

Depois que essas etapas forem seguidas, você já estará fornecendo ao Excel todos os dados que deseja combinar na nova planilha (é importante verificar se nenhum deles está duplicado em qualquer uma das planilhas), e as etapas a seguir são os que o ajudarão a materializar sua combinação. Neste sentido:

  • Marque as caixas para: linha superior, coluna esquerda e link para os dados de origem.
  • Ao clicar em aceitar, a nova planilha aparecerá em sua tela preenchida com os dados que você selecionou.

Mantenha as colunas importantes

Levando em consideração a função que foi escolhida, e que todo o conteúdo das tabelas também foi selecionado , é muito provável que existam muitas linhas ou colunas que são irrelevantes para você. Portanto, você deve eliminá-los deixando aqueles que contribuem com o que realmente lhe interessa.

Saiba +  Como usar a instrução While Loop na macro VBA Excel - etapas simples

Veja em detalhes

Se precisar visualizar os dados individualmente , ícones com o sinal de mais (+) certamente aparecerão na barra de linhas, que, ao ser clicada, servirá como uma lista suspensa e mostrará todos os dados correspondentes a um determinado mês.

Veja em detalhes

Cada ícone representa basicamente um mês. Conte o número de ícones para identificar o mês que você deseja visualizar . Para reagrupá-lo, clique nos ícones que aparecerão na coluna à esquerda da tela e os dados serão exibidos novamente de forma simples.

Não apenas para folhas

O Excel possui um grande número de ferramentas que permitem a personalização de colunas, tabelas dinâmicas, listas suspensas , entre muitas outras coisas.

As combinações de dados não funcionam apenas para planilhas que estão em um único arquivo, você também pode combinar os dados de diferentes livros .

Vá em frente e experimente!

Essas ferramentas permitem que você torne sua tarefa muito mais simples do que antes, você não terá mais que revisar folha por folha cada um dos valores de cada mês e ano.

Não perca mais tempo e comece a praticar para lidar com isso perfeitamente. Aproveite os resultados positivos que este programa oferece e compartilhe seus aprendizados com todo o seu escritório.

Se você aprendeu conosco, talvez queira aprender também a calcular a taxa de crescimento anual no Excel aqui mesmo.