Como ativar e desativar o protocolo SMB1 e SMB2 no Windows 10

Como ativar e desativar o protocolo SMB1 e SMB2 no Windows 10

novembro 24, 2021 0 Por Como Posso?

Normalmente, você usará SMB para se conectar a dispositivos não Windows, como um roteador com capacidade de compartilhamento de arquivos, armazenamento conectado à rede (NAS) ou outros computadores que executam alguma versão do Linux.

Protocolo SMB1 e SMB2

Embora eles tenham lançado anteriormente três versões principais do protocolo, há uma grande probabilidade de que ainda existam dispositivos executando a versão original.

Por exemplo, a versão 1 (v1) do SMB, que pode ser insegura e também antiga, e a versão do Windows 10 não é mais instalada por padrão após as atualizações feitas no outono e abril do ano. 2018.

No entanto, se você tiver um dispositivo de rede que não pode mais acessar devido a esse problema, ainda poderá ativar temporariamente o protocolo para recuperar arquivos.

Neste guia do Windows 10, iremos guiá-lo pelas etapas para habilitar e desabilitar o protocolo SMB1 e SMB2 para recuperar o acesso aos arquivos armazenados na rede.

 

Como ativar temporariamente o protocolo SMBv1 no Windows 10

Se você não tiver acesso direto ao dispositivo que executa o serviço SMB, pode ativar temporariamente o protocolo SMBv1 para recuperar seus arquivos seguindo estas etapas :

  • Abra o painel de controle.
  • Clique em Programas.
  • Clique no link Ativar ou desativar recursos do Windows.
  • Expanda a opção para SMB 1.0 / CIFS File Sharing Support.
  • Marque a opção Cliente SMB 1.0 / CIFS.
  • Clique no botão OK.
  • Clique no botão Reiniciar agora.

Depois de concluir essas etapas, você poderá ver e reconectar aos dispositivos de rede que executam o protocolo antigo em sua rede local a partir de seu computador com Windows 10.

Claro, você só deve usar essas etapas como uma solução temporária para recuperar o acesso aos arquivos armazenados na rede.

Idealmente, se você mantiver seus dados em uma unidade conectada a um roteador com NAS ou recursos de compartilhamento de arquivos.

É melhor entrar em contato com o fabricante do dispositivo para obter instruções específicas para atualizar o dispositivo para uma versão compatível com SMBv2.02 ou posterior.

Se o fabricante não puder fornecer uma atualização, você deve considerar a obtenção de um dispositivo de rede que inclua suporte para a versão mais segura do protocolo de rede.

Saiba +  Como abrir o painel de controle NVIDIA no Windows 10 sem aparecer ou fechar

Depois de migrar seus dados para fora da rede ou atualizar o software que suporta a versão mais segura do protocolo, é recomendável desabilitar o SMBv1 em seu computador.

Métodos com PowerShell

Usando o programa PowerShell, você pode habilitar e desabilitar o protocolo SMB1 e SMB2 no Windows 10. Às vezes, vários usuários optam por substituir o prompt de comando cmd pelo PowerShell no Windows.

 

Se o seu computador possui o serviço Windows Server 2012 R2 e 2016, você deve usar estes parâmetros que indicaremos a seguir para desativar ou ativar o SMB v1.

  • Para desativar:

Disable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName smb1protocol

  • Para habilitar:

Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName smb1protocol

Para realizar o mesmo procedimento de ativação e desativação do protocolo, mas na versão do SMB v2 / v3, use estes parâmetros novamente:

  • Para desativar:

Set-SmbServerConfiguration -EnableSMB2Protocol $ false

  • Para habilitar:

Set-SmbServerConfiguration -EnableSMB2Protocol $ true

Sistema de servidor

Você também pode ativar e desativar o protocolo SMB1 e SMB2 no Windows 10 com sistema de servidor.

Caso esteja usando servidores Windows Server 2012 R2 e Windows Server 2016, você deve usar os seguintes parâmetros para SMB v1.

  • Para desativar:

Disable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName SMB1Protocol

  • Para habilitar:

Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName SMB1Protocol

Realizando o mesmo procedimento, mas com o protocolo SMB v2 / v3, você deve usar estes parâmetros:

  • Para desativar:

Set-SmbServerConfiguration -EnableSMB2Protocol $ false

  • Para habilitar:

Set-SmbServerConfiguration -EnableSMB2Protocol $ true

Você copiará e colará todos esses parâmetros no programa PowerShell, o que permitirá ativar e desativar o protocolo SMB1 E SMB2 no Windows 10.