Como ativar e desativar o protocolo SMB1 e SMB2 no Windows 10
novembro 24, 2021Normalmente, você usará SMB para se conectar a dispositivos não Windows, como um roteador com capacidade de compartilhamento de arquivos, armazenamento conectado à rede (NAS) ou outros computadores que executam alguma versão do Linux.
Protocolo SMB1 e SMB2
Embora eles tenham lançado anteriormente três versões principais do protocolo, há uma grande probabilidade de que ainda existam dispositivos executando a versão original.
Por exemplo, a versão 1 (v1) do SMB, que pode ser insegura e também antiga, e a versão do Windows 10 não é mais instalada por padrão após as atualizações feitas no outono e abril do ano. 2018.
No entanto, se você tiver um dispositivo de rede que não pode mais acessar devido a esse problema, ainda poderá ativar temporariamente o protocolo para recuperar arquivos.
Neste guia do Windows 10, iremos guiá-lo pelas etapas para habilitar e desabilitar o protocolo SMB1 e SMB2 para recuperar o acesso aos arquivos armazenados na rede.
Como ativar temporariamente o protocolo SMBv1 no Windows 10
Se você não tiver acesso direto ao dispositivo que executa o serviço SMB, pode ativar temporariamente o protocolo SMBv1 para recuperar seus arquivos seguindo estas etapas :
- Abra o painel de controle.
- Clique em Programas.
- Clique no link Ativar ou desativar recursos do Windows.
- Expanda a opção para SMB 1.0 / CIFS File Sharing Support.
- Marque a opção Cliente SMB 1.0 / CIFS.
- Clique no botão OK.
- Clique no botão Reiniciar agora.
Depois de concluir essas etapas, você poderá ver e reconectar aos dispositivos de rede que executam o protocolo antigo em sua rede local a partir de seu computador com Windows 10.
Claro, você só deve usar essas etapas como uma solução temporária para recuperar o acesso aos arquivos armazenados na rede.
Idealmente, se você mantiver seus dados em uma unidade conectada a um roteador com NAS ou recursos de compartilhamento de arquivos.
É melhor entrar em contato com o fabricante do dispositivo para obter instruções específicas para atualizar o dispositivo para uma versão compatível com SMBv2.02 ou posterior.
Se o fabricante não puder fornecer uma atualização, você deve considerar a obtenção de um dispositivo de rede que inclua suporte para a versão mais segura do protocolo de rede.
Depois de migrar seus dados para fora da rede ou atualizar o software que suporta a versão mais segura do protocolo, é recomendável desabilitar o SMBv1 em seu computador.
Métodos com PowerShell
Usando o programa PowerShell, você pode habilitar e desabilitar o protocolo SMB1 e SMB2 no Windows 10. Às vezes, vários usuários optam por substituir o prompt de comando cmd pelo PowerShell no Windows.
Se o seu computador possui o serviço Windows Server 2012 R2 e 2016, você deve usar estes parâmetros que indicaremos a seguir para desativar ou ativar o SMB v1.
- Para desativar:
Disable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName smb1protocol
- Para habilitar:
Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName smb1protocol
Para realizar o mesmo procedimento de ativação e desativação do protocolo, mas na versão do SMB v2 / v3, use estes parâmetros novamente:
- Para desativar:
Set-SmbServerConfiguration -EnableSMB2Protocol $ false
- Para habilitar:
Set-SmbServerConfiguration -EnableSMB2Protocol $ true
Sistema de servidor
Você também pode ativar e desativar o protocolo SMB1 e SMB2 no Windows 10 com sistema de servidor.
Caso esteja usando servidores Windows Server 2012 R2 e Windows Server 2016, você deve usar os seguintes parâmetros para SMB v1.
- Para desativar:
Disable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName SMB1Protocol
- Para habilitar:
Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName SMB1Protocol
Realizando o mesmo procedimento, mas com o protocolo SMB v2 / v3, você deve usar estes parâmetros:
- Para desativar:
Set-SmbServerConfiguration -EnableSMB2Protocol $ false
- Para habilitar:
Set-SmbServerConfiguration -EnableSMB2Protocol $ true
Você copiará e colará todos esses parâmetros no programa PowerShell, o que permitirá ativar e desativar o protocolo SMB1 E SMB2 no Windows 10.